A pesquisa foi realizada entre agosto de 2016 e agosto de 2017


Uma pesquisa feita com usuários de uma pesquisa elaborada pelo site Viajando com Expedia, especializado em dicas para turismo, cita Palmas como o 50º destino no Brasil melhor qualificado por turistas. A pesquisa garantiu aos destinos mencionados pelos participantes notas entre zero e cinco. O ranking divulgado cita apenas os destinos com melhor pontuação com notas entre 4.05 e 4.51.

A pesquisa foi realizada entre agosto de 2016 e agosto de 2017. Foi exatamente neste período que centenas de turistas de outros estados e do interior do Brasil puderam conferir eventos bem planejados pela cidade e que mostram o potencial de Palmas para receber bem os visitantes, a exemplo do Festival de Gastronomia de Taquaruçu (setembro de 2016), PMW Rock Festival (julho de 2017), Festival Palmas Praia (julho de 2017), da Vila da Páscoa e Vila dos Sabores no Parque Cesamar (abril de 2017), do I Encontro da Fé (abril de 2017), Arraiá da Capital (junho de 2017), Palmas Capital da Fé (março de 2017), Desfile Natal dos Sonhos e Vila Encantada do Papai Noel (dezembro de 2016) e Festa da Virada (dezembro de 2016).

Há também vários eventos organizados em parceria ou com apoio da Prefeitura de Palmas - 1º Campeonato Tocantinense de Fisiculturismo e Fitness (abril de 2017); o Campeonato Nacional de Parapente (junho de 2017); a 3ª Etapa do Circuito Palmense de MTB – XCM (novembro de 2016); o circuito IronMan 70.3 (abril de 2017); Palmas Burguer (julho de 2017); 3ª etapa do Circuito Brasileiro Challenger de Vôlei de Praia (julho de 2017); XIII Nacional e V Internacional Congresso Amor-Exigente (março-abril de 2017); 2º Seminário de Pesca Esportiva; 2º Encontro de Bass Boat e o 5º Torneio de Arremesso (Redai) (fevereiro de 2017); Palmas Shoes (fevereiro de 2017); 27º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes(Abrasel) (novembro de 2016), entre muitos outros.

Segmentos turísticos

“Ter Palmas incluída nessa lista de 50 destinos de melhor acolhida, melhor estrutura, limpeza, em um site mundial como o Expedia, utilizado pelo mundo todo para viajar, fazer suas compras e pesquisas de pacotes de hospedagem, é sinal de que o trabalho desenvolvido nestes seis anos tem dado certo”, avaliou o presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Cristiano Rodrigues.

Segundo ele, o Município entende o turismo como uma ferramenta de desenvolvimento econômico e de geração de emprego com muitos nichos em potencial a serem explorados. “Temos trabalhado muito o turismo de eventos, tanto aqueles que o Município realiza, como aqueles que ele apoia. Termos conseguido inaugurar o Centro De Convenções Arnaud Rodrigues, que estava abandonado há mais de 10 anos, também contribuiu para que a cidade tenha um espaço adequado para eventos da classe empresarial e outros segmentos que acabam vindo para cá. Com esse incentivo ao turismo de eventos, vimos oportunidade de fomento ao turismo de lazer, porque as pessoas que vêm para eventos na cidade acabam aproveitando nossas belezas naturais, nosso potencial do ecoturismo de Taquaruçu, com turismo de aventura, e as nossas praias”, explicou Rodrigues.

O presidente da Agtur lembrou outro ponto importante de todo esse potencial, que é o fato de Palmas, enquanto capital, ser uma cidade influenciadora no turismo de compras. “Palmas tem cerca de 300 mil habitantes, mas tem ainda uma área de influencia de mais de 5 milhões de pessoas, englobando cidades próximas e estados vizinhos, que vêm até aqui atraídos por eventos, atrações locais e por ser um destino do turismo de saúde. Hoje, praticamente 50% das pessoas que os médicos do setor privado atendem vêm de fora. Por isso, também temos investido no Palmas Destino Saúde”, frisou.



Fonte: Jornal Agora