21/06/12 - Maioria dos franqueados está satisfeito com a rede de franquia

Um estudo realizado pelo Grupo Bittencourt revelou que a maioria dos franqueados e franqueadores está satisfeito com suas redes de franquias. Entre os franqueados, 78% estão satisfeitos, contra 22% dos insatisfeitos. Já os franqueadores, 87% se mostraram satisfeitos com o negócio e 13% insatisfeitos.

“A pesquisa revela que falta pouco para os franqueadores reverterem esse quadro na percepção dos franqueados, e os tópicos anteriores da pesquisa mostraram os pontos que devem ser trabalhados”, analisa a executiva do Grupo Bittencourt, Claudia Bittencourt.

A pesquisa indicou ainda que ambos acham fundamental o apoio da franqueadora. Pelos dados, 71% dos franqueados e 87% dos franqueadores confirmaram que esse apoio agrega ao negócio. Este fato reafirma um possível amadurecimento das redes, que vêm se estruturando com um suporte mais efetivo, para terem maiores resultados.

 

Já a participação dos franqueados nas decisões da rede, a maioria afirmou ter pouca participação, com 57% dos franqueadores e 48% dos franqueados. Mas a pesquisa mostra que há expectativa em participação por parte dos franqueados. Segundo a executiva do Grupo Bittencourt, já existem experiências bem sucedidas de criação da Comissões ou Comitês com a participação dos franqueados para discutir as estratégias e inovações nas redes.

 

Sobre a pesquisa

O estudo “Melhores práticas, melhores resultados - O caminho crítico para a evolução das Redes de Franquias” tem como objetivo pontuar as principais áreas de conflito e quais precisam de maior atenção.

Foram entrevistados empresários das redes de franquias, franqueadores e franqueados de diversos setores, como de alimentação, acessório e calçados e vestuário, e foiavaliado o relacionamento e as diferentes opiniões de cada parte sobre o negócio.

 

Fonte: InfoMoney