A Abrasel é uma das instituições apoiadoras do evento

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A partir desta sexta-feira (dia 1º), o consumidor de Campo Grande poderá comprar peixe ou alimentos feitos a partir de pescados com valores menores. Peixarias, supermercados, hotéis, bares e restaurantes estarão oferecendo até o dia 16 de setembro produtos diversos com preços promocionais. Os descontos ainda estão sendo definidos pelos empresários participantes, mas podem chegar a 40%.

A ação, realizada há 14 anos, é desenvolvida pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em parceria com o setor privado. Em Mato Grosso do Sul, a campanha, coordenada pelo setor de Pesca e Aquicultura do Mapa, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no estado e contará com participação de empresas de diversos segmentos.

A abertura aconteceu na última quinta-feira (31), às 16h, na Morada dos Baís, em Campo Grande. No evento, o público contou com uma degustação de alimentos feitos com peixe.

As lojas do Mercadão, restaurantes, peixarias e supermercados, como o Extra, Walmart e o Pão de Açúcar participam da ação. Apesar do nome “Semana do Peixe”, a campanha segue por 15 dias. “O encerramento será no dia 16 de setembro, às 21h30, na Feira Central. Terá palestras sobre pescado, abertas ao público em geral”, disse César Moura, coordenador federal de Pesca e Aquicultura.

O coordenador informou ainda que estão sendo feitas parcerias, que podem resultar no avanço da aquicultura. A Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), por exemplo, poderá abrir o primeiro curso técnico de psicultura do Estado. Também há possibilidade de o governo incluir o peixe, como alimento permanente no cardápio dos presídios, o que impulsionará a produção.

César Moura afirmou que os municípios também podem se organizar para fazer da Semana do Peixe. Material e informações diversas estão disponíveis em site criado para a campanha (clique aqui).

Fonte: Campo Grande News