Projeto Buscapé promove VI Arraial Gastronômico

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

 

Com a curadoria do chef Eudes Assis, evento acontecerá em julho, reunindo outros chefs renomados em prol da instituição

 

O Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé já tem data para acontecer. Entre os dias 21 e 23 de julho, a Praia de Boiçucanga, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, receberá cozinheiros renomados, que terão barracas onde serão servidos pratos variados durante a festa.

Entre os nomes confirmados para o Arraial, estão Lucas Corazza, Marcelo Corrêa Bastos do Jiquitaia, Ivan Ralston do Tuju, Gabriel Matteuzzi do Tête à Tête, Flávio Miyamura do restaurante Miya, Juliano Valese do Torero Valese, Mônica Rangel do Gosto com Gosto, Ana Bueno do Banana da Terra de Paraty, Norberto do Frangó, Idolo Neto, entre outros. Todos os pratos custarão entre R$ 5 e R$ 15 e a arrecadação será revertida em prol da instituição.

A curadoria é assinada pelo chef Eudes Assis, Vice-Presidente e Coordenador de Gastronomia do Buscapé, que há dez anos promove atividades culturais, esportivas e culinárias para mais de 120 crianças carentes que moram na região. O projeto faz um trabalho de capacitação desses jovens, para que no futuro eles possam trabalhar nas áreas de gastronomia e turismo.

Grande parte da verba anual do Projeto Buscapé é proveniente das vendas realizadas durante o Arraial Gastronômico. Com o valor coletado em 2017, a expectativa é de que, além dos recursos para manter as atividades do projeto durante o ano, sejam adquiridos também equipamentos e mobiliários para a nova sede da instituição, inaugurada no ano passado em Boiuçucanga.

 

Serviço:

Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé

Entre os dias 21 e 23 de julho – 19h às 0h

Praça do Por do Sol – Praia de Boiçucanga – São Sebastião – SP

Entrada Grátis

 

Sobre o Projeto Buscapé

Com o apoio da Policia Militar e do Ministério Público Estadual, o Projeto Buscapé existe desde 2006, contribuindo para a formação de mais de 120 crianças e jovens das escolas de bairros da Costa Sul de São Sebastião. Desde o ano passado, a instituição tem sua sede própria, que fica em Boiçucanga.

A instituição é uma associação sem fins lucrativos que promove aulas culinárias, esportivas e culturais para as crianças. O objetivo é desenvolver um programa completo para que, no futuro, esses jovens possam se tornar profissionais capacitados e que se interessem em trabalhar em áreas como Gastronomia, Turismo, Artesanato, Música, Atletismo, Judô, Jiu-Jitsu e Natação.

A área de gastronomia do Projeto é coordenada por Eudes Assis, chef nascido na região e que se tornou um grande incentivador da culinária caiçara e da gastronomia brasileira, depois de formar seus conhecimentos de cozinha em viagens de estudos e trabalho por mais de 20 países, durante cinco anos.

De volta ao Brasil e a São Paulo, passou a promover a culinária típica de sua região e a criar novas propostas dentro da alta gastronomia para ingredientes como os pescados locais, a mandioca e a taioba. No Projeto Buscapé, integrou-se para distribuir esse conhecimento às crianças e encontrou um lugar para seu espírito de empreendedor social.