10/04/2017 - Curso de Manipulação: João Pessoa quer ser destino de referência na segurança dos alimentos

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

 

O curso contou com a parceria da Abrasel, SEHA-JP e ABIH

 

 

A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Turismo e da Saúde, pretende ampliar para 250 pessoas o número de vagas Curso Básico de Manipulação de Alimentos. Na última quarta-feira (05), uma turma de 30 funcionários de hotéis e restaurantes recebeu certificados de participação do primeiro curso.

De acordo com o secretário adjunto da Setur, Graco Parente, o curso é um dos cases mais positivos na área nos últimos anos em nível de ações promovidas pelo poder público. A intenção, além de garantir qualidade dos alimentos oferecidos à população, incluindo os turistas, é tornar João Pessoa um destino referência nacional na qualidade dos alimentos. “Estamos trabalhando no sentido de transformar João Pessoa em um destino turístico sem risco alimentar¬, por isso, é importante a realização desses cursos de forma permanente, também, buscando minimizar cada vez mais os riscos de problemas alimentares”, afirmou Graco Parente.

Esses cursos, apontou o secretário, não é punitivo e sim um momento educativo. O secretário disse ainda, que está em estudo a realização de um curso mais intensivo sobre a manipulação de alimentos também para os donos dos bares, restaurantes e até hoteleiros. Na opinião dele, os empresários precisam ter conhecimento dessa logística, até mesmo para poderem acompanhar mais de perto com conhecimento, e fazer uma fiscalização mais criteriosa.

“Estamos levando o conhecimento para quem já está no mercado de trabalho, mostrando a eles como realizar de forma adequada a manipulação, preparação, armazenamento e transporte dos alimentos, tudo de acordo com as normas de higiene da Vigilância Sanitária, aumentando o padrão de qualidade dos serviços que prestamos no Turismo e garantindo que os estabelecimentos não vão cometer algo que comprometa a segurança dos alimentos”, afirmou.

O curso contou com a parceria do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (SEHA-JP) e das Associações Brasileiras da Indústria Hoteleira (ABIH) e de Bares Restaurantes e Similares (Abrasel) seccional Paraíba.

 

Fonte: Turismo em Foco