23/02/2017 - Rival do Uber Eats, SpoonRocket aposta em entrega rápida para crescer no Brasil

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Comprado pelo iFood em março de 2016, serviço criado nos EUA começou a operar no Brasil alguns meses depois e hoje atua em SP, RJ, Curitiba e Brasília

 

 

 

Lançado oficialmente no Brasil em setembro de 2016, o SpoonRocket já opera em quatro cidades brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, destino mais recente do serviço de delivery. Por enquanto, o rival Uber Eats, que desembarcou por aqui em dezembro, está presente apenas na capital paulista.

Em seus primeiros meses no mercado brasileiro, entre setembro e dezembro do ano passado, o SpoonRocket alcançou a marca de 60 mil pedidos entregues em SP, RJ e Curitiba - a capital federal recebeu o serviço apenas em janeiro de 2017.

 

Mudanças

Comprado pelo iFood em março de 2016, o SpoonRocket foi reformatado pela empresa brasileira de entrega de comida antes de começar a operar no país, onde possui aplicativos para aparelhos iOS e Android.

Isso porque o serviço criado nos EUA cuidava de todas as pontas na sua terra natal, incluindo a preparação dos pratos e a entrega das encomendas, enquanto que aqui no Brasil o foco é oferecer o serviço de delivery para restaurantes que ainda não possuem essa modalidade, da mesma forma como o Uber Eats atua - o iFood, por outro lado, funciona como um marketplace para estabelecimentos que já possuem serviço de entrada de comida.

Outra mudança nesta vinda ao Brasil foi a forma de entrega dos pedidos, uma vez que a empresa usava carros para o delivery nos EUA. Por aqui, como esperado, a opção foi pelos motoboys, provavelmente a única saída viável para a maioria das grandes cidades brasileiras.

 

Entrega rápida e app simples

Segundo a empresa, o tempo médio baixo de entrega (em torno de 30 minutos) é possível por uma variedade de fatores. “Essa entrega rápida acontece porque escolhemos restaurantes que são próximos e selecionamos os pratos que possam ‘viajar bem’ com os motoboys e que tenham tempo de preparo menor. Além disso, usamos um algoritmo logístico, que compramos na Califórnia do SpoonRocket, para o entregador ir buscar o pedido rapidamente”, explica o CEO da empresa, Roberto Gandolfo.

 

Expansão

Principal mercado do SpoonRocket no Brasil, São Paulo possui atualmente cerca de 400 estabelecimentos cadastrados no aplicativo, número bem maior do que os locais disponíveis nas outras cidades. Para efeito de comparação, no Rio de Janeiro o app possui cerca de 100 restaurantes cadastrados contra 30 em Curitiba e pouco mais de 20 em Brasília.

Para 2017, o plano é iniciar operação em outras capitais do Brasil, como já aconteceu em janeiro com Brasília. No entanto, a empresa não revela quais serão os seus próximos destinos no país.

 

Fonte: IDG Now