13/01/2017 - Cresce o consumo de espumantes brasileiros

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

O mercado de espumantes não é feito apenas de produtos importados, conheça um pouco mais sobre a fatia que pertence aos brasileiros

 

 

Os espumantes nacionais dispararam suas vendas em 2016 e inspiram projeções de estabilidade para o final desse mesmo ano. Apesar da crise econômica, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), as exportações aumentaram 36% de Janeiro a Outubro. Hoje eles dominam 80% do mercado, ao contrário do vinho que ainda possui forte concorrência e deixa apenas 20% sob domínio brasileiro.

Um total de 153,3 mil litros foram comercializados, o que resultou em 48,7% de crescimento no valor representando 636,7 mil US$. Os países que mais recebem espumantes brasileiros são Paraguai, Estados Unidos e Reino Unido.

A surpresa é que embora a produção de espumantes esteja centralizada na região Sul, o estado que mais consome espumante é Brasília. Em pesquisa realizada pelo Sebrae para a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o Ibravin, por ano os brasilienses consomem cerca de 1,8 litros em comparação com a França, que é consumidora mundial, e consome aproximadamente 3 garrafas por pessoa.

 

Fonte: Embarque na Viagem. Para ler a notícia na íntegra, acesse o site.