13/12/2016 - Abrasel no Amazonas comemora 17 anos

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Evento também marcou o lançamento do 8º Guia Abrasel no estado. Presidente da seccional faz balanço sobre atual temporada para o segmento de bares e restaurantes

 

 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Amazonas completou, na última sexta-feira (9), 17 anos de funcionamento. A Associação tem 30 anos em nível nacional. Junto ao evento, também foi lançado o guia de bares e restaurantes do estado, desenvolvido pela seccional, foram entregues os certificados de participação no Bar em Bar 2016, festival oficial da Abrasel que valoria a gastronomia dos bares no Brasil e comemorado o 1º ano de sucesso do Abrafood, aplicativo de compras delivery.

O ano de 2016 foi de luta, mas também de firmeza em meio à crise em seus mais diferentes aspectos. Essa é a avaliação feita pela presidente da Abrasel no Amazonas, Lilian Guedes, ao fazer um balanço da atual temporada para o segmento no estado. “Foi um ano de luta, em que o Brasil todo estava em crise política e existencial, de ética, mas a Abrasel seguiu firme. E essa firmeza foi um dos fatores de sucesso para que os restaurantes e associados não sucumbissem. É muito bom fazer parte de uma entidade forte como a nossa, que só é forte por ter associados que acreditam nesse trabalho de formiguinhas que estamos fazendo há 17 anos, e também por termos uma representatividade nacional bem organizada, que se opõe às práticas abusivas contra o segmento", afirma.

Lilian complementa: "Estamos sempre trabalhando com o pensamento positivo de que, sim, porquê não acreditar que o Brasil pode ser melhor em 2017? Essa é a nossa bandeira, e dizemos que unidos somos mais fortes e podemos fazer muto mais, e sozinhos não fazemos nada”, comentou a dirigente, durante o evento.

A seccional conta com cerca de 250 associados, número absolutamente superior aos 15, do ano de sua fundação, em 29 de novembro de 1999. “Temos diversos projetos como o Abrafood, que congrega 25 restaurantes e vai crescendo, e foi levado para todo o Brasil como o aplicativo oficial da Abrasel, numa idéia da Abrasel Amazonas. E há a Central de Compras que vai nos trazer uma redução de compras de 10% a 30%”, destaca a dirigente, que vai além. Dentre as atividades desenvolvidas ao longos destes anos, estão os projetos do Guia Abrasel e do livro ‘Segredos dos Chefs', Caminhos do Sabor, FIGA, os festivais gastronômicos como as edições do ‘Brasil Sabor’, ‘Festival Bar em Bar’ e ações sociais como a Semana da CriançaAbrasel, que já entraram para o calendário de eventos do Amazonas.

“Em todo o País a Associação tem 6 mil associados, empregando 1 milhão de pessoas, sendo o segmento que mais emprega e unindo pequenas e micro-empresas que sustentam e garantem a empregabilidade desse País.

Enquanto muitos grandes quebraram , os pequenos estão aí firmes e fortes. No Amazonas o segmento é responsável por 80 mil empregos, sendo um distrito que não tem incentivo, mas que gera muitos empregos no Estado”, salienta Lilian Guedes.

 

O Guia Abrasel

A 8ª edição do Guia Abrasel de Gastronomia, projeto em parceria com o Sebrae e Souza Cruz indica os principais pontos turísticos do Amazonas e dezenas de bares e restaurantes que os turistas e amantes da gastronomia podem conhecer em Manaus e no interior do Estado.

“A grande novidade do Guia Abrasel 2016/2017 é que além da formatação impressa e on-line, terá a versão web, com o aplicativo disponível para ser baixado nos sistemas operacionais Android e IOS, modernizando o conceito da informação digital disponível a todo momento e lugar para o usuário. Além disso, essa edição será atualizada de forma permanente, através da integração pelo Siga (Sistema Integrado de Gestão Abrasel)”, revela Lilian Guedes, presidente da Abrasel/AM.

O primeiro guia da associação foi criado em 2006, já tendo o objetivo de divulgar a gastronomia e o turismo com espírito empreendedor e caráter associativista. “A Abrasel aposta neste projeto para oferecer à clientela de seus restaurantes e aos turistas, uma opção de escolha com segurança alimentar, qualidade de atendimento e variedade de restaurantes da culinária regional a internacional”, completa Lílian Guedes.

A capa da nova edição do moderno guia bilíngue (português e inglês) é assinada pelo artista plástico amazonense Rui Machado. Os impressos serão distribuídos gratuitamente em hotéis, agências de viagem, centros de atendimento ao turista, empresa de táxis, locadoras de carro e em pontos turísticos da cidade.

 

O Abrafood - o APP oficial da Abrasel

Para facilitar a vida do cliente que gosta de se alimentar no conforto de seu lar ou trabalho, em 2015 a Abrasel no Amazonas lançou o projeto do aplicativo de compras delivery Abrafood, criado exclusivamente para associados.

O aplicativo teve uma boa aceitação pelo mercado consumidor, passou por ajustes e melhorias, gerando sucesso de vendas e reduções de custos para os estabelecimentos. A iniciativa inovadora despertou a atenção da entidade nacional, que assinou contrato, para que outras regiões do país também desfrutem deste serviço gastronômico de delivery.

 

Festival Bar em Bar

O tradicional “Festival Bar em Bar 2016”, que este ano celebrou a edição cervejarias, aconteceu no período de 3 a 20 de novembro, nos estabelecimentos participantes, filiados à Abrasel, para comercialização dos produtos em um evento diferenciado que oferece petiscos com descontos especiais e cervejas bem geladas para seus clientes.

 

*Com informações do A Crítica