CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

A Abrasel é uma das instituições que integram o Conselho e, na oportunidade, cobrou o apoio do Ministro do Turismo, Marx Beltrão, ao trabalho intermitente

 

 

O Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Alagoas (CETUR AL) foi instalado na última segunda (05), na sede da entidade, com as presenças do ministro do Turismo, Marx Beltrão, do coordenador do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, criado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio, representantes do trade turístico de Alagoas, Governo do Estado e do Município, presidentes dos sindicatos afiliados à Fecomércio e do presidente da Federação, Wilton Malta.

O intuito do CETUR é fortalecer o desenvolvimento do turismo em Alagoas por meio de articulações entre o empresário do setor e as esferas executiva e legislativa. O primeiro passo do Conselho será a realização de um seminário, em janeiro de 2017, com o apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur). O seminário terá como foco a capacitação empresarial e o fortalecimento da política pública nos municípios de base da Fecomércio e dos demais classificados como turísticos em Alagoas.

A composição do Conselho é de membros efetivos, representados pelas entidades do setor em Alagoas, e os membros consultivos, que têm como base a Fecomércio (Sindilojas Arapiraca, Penedo, Palmeira, União, Sincofarma, Sirecom, Sincadeal e Secovi) e convidados. As reuniões acontecerão trimestralmente, sendo a primeira em março de 2017.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em Alagoas, Thiago Falcão, um dos integrantes do Conselho, esteve presente no evento e aproveitou a oportunidade para cobrar do Ministro o apoio à proposta do trabalho intermitente.

Ao abrir a reunião de instalação do CETUR, o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Wilton Malta, afirmou que o Conselho tem a finalidade de unir os empresários a fim de atrair mais desenvolvimento, mais turismo e trazer negócios para o comércio varejista. Malta agradeceu as presenças do ministro, do presidente da CETUR, do presidente da FIEA, José Carlos Lyra, e demais participantes.

Na oportunidade, presidente do CETUR, Alexandre Sampaio, citou a campanha da CNC “Turismo e comércio viajam juntos”. Para ele, trata-se de “uma indexorável ligação”. Sampaio afirmou que todas essas discussões ocorrem em ambiente nacional por meio do conselho da CNC. “São casas que têm representatividade. Então, a Fecomércio Alagoas tem essa visão aqui. Reformoluou o conselho permitindo que todos tenham assento. Alagoas é um dos principais destinos turísticos. A CNC e a Fecomércio estão à disposição do senhor para trabalhar e de todo seu espectro”, afirmou.

Serão integrantes do CETUR AL: Thiago Falcão, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (ABRASEL); Carlos Gatto, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Alagoas (SHRBS); Mauro Vasconcelos, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH); Carlos Palmeira, Associação Brasileira das Agências de Viagens de Alagoas (ABAV); Flavio Gomes de Barros, Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Alagoas (ABRAJET); Afrânio Lages Filho, Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (SINDETUR); Carlos Calheiros, Sindicato das Empresas de Fretamento e Turismo do Estado Alagoas (SINFRETUR); Henrique Dantas, Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Alagoas (SINGTUR); Telma Ribeiro, diretora regional do SENAC AL; Willys Albuquerque, diretor regional do SESC AL; Glênio Cedrim, Maceió Convention e Visitors Bureau (MC&VB); Verginia Stodolni, Costa dos Corais Convention e Visitors Bureau (CCC&VB); Djacyr Pereira Neto, Associação das Empresas da Barra de São Miguel AL (AEMBAR); e Lusirlei Albertini, Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de Alagoas (SINDLOC), além da Fecomércio.

 

Fonte: Alagoas em Tempo Real. Para ler a notícia na íntegra, acesse o site. *Com informações do Alagoas 24h e da Abrasel em Alagoas.