07/12/2016 - Projeto Jovens Talentos promove inclusão social e empregabilidade em Manaus

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Presidente da Abrasel no Amazonas ressalta o setor da alimentação fora do lar como grande porta de entrada para o primeiro emprego

 

O programa Jovens Talentos trata-se de um projeto social, que tem como objetivo a integração do currículo básico com a educação profissional objetivando a empregabilidade. O aluno do projeto, João Lucas dos Santos, 18, representa o Amazonas nas Competições Senac de Educação Profissional, que acontece até o dia 9 de dezembro na cidade Blumenau (SC). O torneio é nacional e testa as habilidades e conhecimentos de estudantes do Senac de todo o Brasil em quatro ocupações: Serviço de Restaurante, Cozinha, Cabeleireiro e Cuidado de Saúde e Apoio Social. O amazonense compete na área gastronômica.

O projeto Jovens Talentos Serviços e Sabores é realizado pelo Senac AM em parceria com a Fundação Rede Amazônica e a Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc). O projeto visa promover a capacitação profissional e empreendedora de adolescentes e jovens, que cursam o ensino médio em escolas públicas de Manaus, direcionando-os para a área de gastronomia e serviços.

“Esse projeto tem uma importância vital na vida de dezenas de jovens, sejam eles carentes ou não, que se identificaram com o seguimento de alimentação fora do lar. Este segmento costuma ser a porta de entrada para o mercado de trabalho na categoria primeiro emprego. O projeto permite a esses jovens não só uma qualificação profissional, como também abertura de novos horizontes dentro de bares, restaurantes e hotéis, assim como estimula o empreendedorismo”, afirma Lilian Guedes, presidente da Abrasel no Amazonas.

O processo seletivo para participar do Jovens Talentos Serviços e Sabores, em 2016, teve 300 alunos inscritos, todos da rede estadual de ensino. Desses, dezesseis foram selecionados. Na avaliação final, o jovem João Lucas dos Santos, 18, foi o discente melhor avaliado e recebeu uma bolsa de estudos integral no curso de Técnico em Cozinha do Senac AM e a vaga para representar o Amazonas na Competição Senac de Educação Profissional. Essa, que tem por objetivo promover a valorização educacional da instituição, promovendo a competição entre os alunos dos departamentos regionais, respeitando os seus segmentos de atuação.

 

Fonte: Segs