10/11/2016 - Festival Bar em Bar movimenta vários estabelecimentos do país

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

No total, são mais de 300 casas participando

 

 

 

A 10ª edição do Bar em Bar - Festival nacional de bares organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que começou no dia 3 de novembro, segue conquistando o público em todo país. Este ano, guiado pelo tema "O festival que celebra a gente", a proposta é valorizar a gastronomia dos estabelecimentos participantes e ao mesmo tempo, fomentar o papel social que os bares exercem. O Bar em Bar 2016 acontece em 14 estados.

A proposta foi que cada estabelecimento criasse um prato especialmente para o Festival. Em Alagoas, Manaus e Distrito Federal, associados participantes estão dando o que falar com os petiscos inovadores e tradicionais da região.

A Abrasel no Amazonas promoveu durante o último final de semana, dias 5 e 6 de novembro, em Ponta Negra, o lançamento do Bar em Bar 2016 – Edição Cervejarias, que apresentou uma variedade de cervejas geladas para serem  saboreadas junto aos petiscos do evento.

"Charque de casaca" (feito com tiras de charque refogado em manteiga de garrafa, com banana pacovã, azeitona, mix de verduras, farinha do Uarini, com leite de coco e azeite), "Bolinho de carne seca com catupiry”, "Caboco Enrolado" (canapé de pirarucú seco temperado com cream cheese e enrolado na banana frita), "Bolas de Feijuca" (3 bolinhos feitos com feijoada e molho especial picante) e "CornDog" (tradicional petisco americano com salsinha defumada e empanada em massa de milho americana) estarão no cardápio do festival, que segundo a presidente da Abrasel no Amazonas, Liliam Guedes, já faz parte do calendário de eventos gastronômicos do estado.

Em Alagoas, compõe o cardápio do Festival, pastelzinho de filé de siri, croquete nordestino, coxinha caipira, bolinho de peixe e outras receitas com ingredientes famosos na região.

De acordo com o presidente da Abrasel em Alagoas, Thiago Falcão, o evento visa valorizar a gastronomia do Estado, que hoje é o segundo motivo pelo qual Alagoas atrai turistas. “Nesta edição escolhemos o tema ‘O festival que celebra a gente’, pensando nos bares como lugares em que celebramos a vida, as pessoas e os encontros”, afirmou Thiago Falcão.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) é parceira da Abrasel em diversas ações.  Além do Bar em Bar, a Sedetur apoia os Festivais Brasil Sabores e Sabores de Alagoas.

Para o secretário Helder Lima, o trabalho desenvolvido pela Associação colabora para a consolidação de Alagoas como um destino gourmet. “A gastronomia, assim como a cultura e o artesanato, cumpre o papel de tornar a experiência do turista mais completa e enriquecedora. Os bares e restaurantes de Alagoas têm uma qualidade diferenciada, e o trabalho da Abrasel-Al é fundamental para alavancar ainda mais o setor”, afirmou Helder Lima.

 

 

Em Brasília, 42 casas movimentam o Bar em Bar. Celebrando 10 anos de sucesso, o festival vai manter o valor promocional de R$ 30 do petisco, que serve de uma a três pessoas. Segundo Rodrigo Freire,  presidente da Abrasel no Distrito Federal, o festival é uma maneira de mostrar que o bar é um espaço democrático de lazer, entretenimento e da boa convivência e que também faz parte dos grandes restaurantes. "O bar é o ponto de encontro de todos que desejam relaxar, degustar sabores de todos os tipos e origens e aproveitar a vida, com muito respeito e alegria", comenta Rodrigo.

Recheado de delícias, o evento pretende valorizar a cultura do happy hour e fortalecer o setor de alimentação fora do lar. "Queremos levar cada vez mais brasilienses para aproveitar os bares e restaurantes da cidade", afirma Rodrigo. Para Jael Silva, presidente do Sindhobar, o Bar em Bar é uma ótima oportunidade de encontrar os amigos com o melhor da nossa gastronomia: "estamos empenhados para fazer do festival um evento memorável, com produtos de qualidade e petiscos deliciosos", destaca.

O evento segue até o dia 20 de novembro e conta com o patrocínio nacional da Ambev.

Confira os estabelecimentos participantes no site: www.barembar.com.br.

 

Com informações do G1, Aqui Acontece e Brasília Encontro