28/05/12 - Carne de sol e chorizo são preferidos no Brasil e Argentina

Estudo, realizado pela empresa suíça Givaudan, determinou as preferências dos consumidores nos dois países

O bife de chorizo e a carne de sol estão entre os 12 tipos de carne bovina preferidos entre argentinos e brasileiros, segundo uma pesquisa com aplicações comerciais divulgada nesta terça-feira. O estudo, realizado pela empresa suíça Givaudan, determinou as preferências dos consumidores com o objetivo de desenvolver produtos enlatados, caldos e alimentos processados com os sabores destas carnes.

Na Argentina, país emblemático pela qualidade de suas carnes, o estudo concluiu que os tipos preferidos são o vacío (fraldinha) ao forno de barro, bife de chorizo, matambre, costela na brasa, lombo de vitela defumado e lombo de vitela apimentado.

No Brasil, outro grande produtor mundial de carnes, os tipos selecionados foram a carne de sol, bife acebolado, hambúrguer caseiro, guisado e costela.

Como parte da pesquisa, os cientistas responsáveis pelo estudo percorreram cozinhas de restaurantes selecionados em cada país para capturar os componentes aromáticos presentes nos pratos mais populares à base de carne bovina.

Essa extração do sabor foi feita por meio de um dispositivo tecnológico chamado 'Headspace', que envolve o pedaço de carne sem tocá-lo, aspira seus aromas por meio de quatro pequenos tubos e os armazena em diferentes recipientes.

Finalmente, para complementar a pesquisa, a empresa suíça verificou quais são as variáveis de cada tipo de receita selecionada no estudo, como sua forma de preparo e o uso de ingredientes.

O diretor de marketing da Givaudan para a América Latina, Eduard Fontcuberta, explicou que todas estas informações são importantes para o trabalho dos especialistas que desenvolvem novos sabores para aplicação comercial.

 

Fonte: Exame