04/11/2016 - Festival movimenta bares em todo o país

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

10ª edição do Bar em Bar acontece em 15 estados. Em Goiás, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, associados Abrasel usam a criatividade para atrair consumidores

 

 

Começou ontem, a 10ª edição do Bar em Bar - Festival nacional de bares organizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Este ano, guiado pelo tema "O festival que celebra a gente", a proposta é valorizar a gastronomia dos estabelecimentos participantes e ao mesmo tempo, fomentar o papel social que os bares exercem. O Bar em Bar 2016 acontece em 15 estados.

A proposta é que cada estabelecimento crie um prato especialmente para o Festival. Em Pernambuco, Rio Grande do Sul e Goiás, associados participantes são um dos exemplos de criatividade na elaboração dos petiscos e serviços oferecidos.

No Mato Grosso do Sul, o evento acontece na em Campo Grande e Dourados, contando com 39 estabelecimentos. Cada um vai oferecer uma opção de prato, entre eles espetinho de hambúrguer de carne de búfalo, combinações de salmão, linguiça sertaneja com batatinha doce, pastel, pizza e sorvete. Cada um custa R$ 20. "Ficamos até sem saber o que comer. É muita coisa. E isso vai trazer coisas boas para a cidade", destacou Paulo Ferreira, auxiliar de cozinha, que participou da festa de lançamento.

 

 

A expectativa dos bares e restaurantes que participam do evento é que o movimento de clientes nesses locais durante o mês de novembro aumente quinze por cento em relação a um mês comum, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul. "Acreditamos que esse período seja um cartão de visitas para cativar e conseguir uma clientela que depois vai permanecer na nossa casa. Tudo baseado no bom produto e no atendimento que as casas vão prestar", afirmou Juliano Khamm Wertheimer, presidente da Abrasel no MS.

No estado, os clientes também podem votar naquele ou naqueles que mais gostaram. As votações são on line e podem ser feitas no site: www.votebarembarms.com.br.

"Muita gente que não veio conheceu a empresa por causa da mídia espontânea. Então, foi um resultado bem positivo para a empresa. Novos clientes passaram a frequentar, aprovaram o prato e isso foi muito bom", afirmou Rafael Petinari, vencedor do Bar em Bar no Mato Grosso do Sul do ano passado.

Em Goiânia, são 24 estabelecimentos participantes. O início do festival aconteceu ontem (3) mas o lançamento oficial está agendando para amanha (5). A versão goiana contará, novamente, com o Trenzinho Bar em Bar, ação que promove um tour gourmet pelas casas participantes. A concentração será das 16h às 18h, no Piquiras Flamboyant, e depois sairá em comitiva pelas casas, em um divertido e exclusivo passeio gastronômico.

"Considerando o papel social que o bar exerce, o festival quer exaltar os encontros entre amigos e familiares, que reúnem pessoas diariamente nas nossas mesas para celebrar a vida”, destaca o presidente da Abrasel Goiás, Fernado Jorge.

No mesmo dia, a entidade lançará o Papo de Boteco, uma realização da Abrasel, em parceria com a gestora de Comunicação e Marketing, Janaina Gomes, responsável pela coordenação e edição geral do projeto. “O jornal que reúne conteúdo ligado ao setor de alimentação fora do lar, mas também de interesse geral. Queremos conversar com o empresário e com seu público, simultaneamente”, destaca a editora. O projeto, que foi editado há alguns anos em forma de revista de bolso, está sendo retomado e será distribuído nas casas associadas, hotéis e pontos turísticos da capital e terá perfis atualizados nas redes sociais.

Outra programação garantida no evento, em Goiás, será a Arena Gastronômica, de 1º a 4 de dezembro, com a participação de todos os bares e restaurantes participantes, entrada gratuita ao público, no Centro de Excelência do Esporte do Governo de Goiás. Na ocasião, o grande público do estado poderá ter acesso aos petiscos do Bar em Bar 2016 com valores diferenciados.

 

 

Em Pernambuco, além da capital, Jaboatão e Ipojuca também estão no roteiro do Festival. Entre as opções, está a Espetada de Camarão, do Cia. do Chopp, com camarões grelhados na brasa com salada e batatas portuguesas; a Kafta de cordeiro e hortelã, do Entre Amigos. "O Bode", feito com tira de queijo espetada em palito, envolta em carne moída de cordeiro, temperada com hortelã egípcia, mostarda dijon, sal e pimenta do reino; e no Place Bar, pode-se encontrar a Fava a laPlace, com fava fresca cozida com calabresa, coentro, pimentão e cebola, acompanhada de sarapatel de porco, com farinha de mandioca e limão, pimenta peito-de-moça e abacaxi em cubos.

“A grande importância desse evento é o comprometimento em ofertar o melhor da gastronomia aos recifenses que já têm o hábito de frequentar os bares da cidade. Além disso, o festival conta com boas novidades e preço acessível, sem perda de qualidade, pois os associados da Abrasel mantêm o padrão dos serviços acima de tudo”, conta o presidente da Abrasel Pernambuco, André Araújo.

O festival segue até o dia 20 de novembro e conta com o patrocínio nacional da Ambev.

Confira os estabelecimentos participantes no site: www.barembar.com.br.

 

*Com informações do G1, Arroz de Fyesta e do Social 1.