03/11/2016 - Começa hoje o Festival Bar em Bar

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

A 10ª edição do festival enaltece o aspecto social e cultural dos bares nas cidades

 

 

O festival que celebra a gente. Este é o tema da 10ª edição do Bar em Bar, festival de bares realizado pela Abrasel e que começa hoje, com patrocínio nacional da Ambev. Com objetivo de valorizar a gastronomia destes estabelecimentos, o evento tem como premissa que cada bar participante prepare um petisco especial a ser oferecido no período do Bar em Bar. Além disso, considerando o papel social que o bar exerce, o festival quer exaltar os encontros entre amigos e familiares, que se reúnem nas mesas dos bares e botecos para celebrar a vida. Ao todo, mais de 300 estabelecimentos participam do evento.

"Em torno da mesa do bar se reúnem famílias, amigos, casais de namorados, colegas de trabalho. Seja para aproveitar o happy hour, comemorar uma promoção no escritório, o aniversário do melhor amigo, o casamento da irmã, ou mesmo para discutir política, futebol e religião, não há espaço mais democrático que o bar. Este ano, o festival celebra justamente estes encontros, celebra a vida e as pessoas que ali se encontram. Queremos destacar a importância e o papel social destes espaços para as pessoas e as cidades", afirma o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Junior.

"É muito legal participar, antes como público e agora como restaurante", comenta a sócia-proprietária da Sacramento Cervejaria, Fernanda Marques. Do cardápio, eles tiraram a inspiração do frango à passarinho para um frango grito com geleia de pimenta. "É o Merry Lu Melecada, como a gente acrescentou essa geleia, aí veio o nome", conta Fernanda. Estreante no festival, ela avalia que a visibilidade do bar junto dos melhores restaurantes da cidade dá a oportunidade de novos públicos conhecerem a casa. "Além da oportunidade de criarmos novos pratos", destaca.

Em Belo Horizonte (MG) e Ubatuba (SP) o Festival começa no dia 10 de novembro.

 

Descontração em Alagoas

Em Alagoas, mais de 20 bares participam do festival. Segundo a executiva da Abrasel em Alagoas, Mônica Bonfim, o evento conta com a parceira do shopping local que cederá o espaço do estacionamento para que as festas de abertura e encerramento aconteçam, além de uma feira gastronômica. “Procuramos fazer um excelente evento para que, assim como nos anos anteriores, o Bar em Bar movimente as ruas da cidade”, conta.

Mônica evidencia a importância de incentivar os donos de bares a criarem receitas especiais para o festival. A partir daí, com base na aceitação dos consumidores, o proprietário pode incluir a nova porção no cardápio, atraindo cada vez mais fregueses.

Em consonância com o presidente executivo da Abrasel, ela acredita que o objetivo do evento seja valorizar a questão social e cultural dos bares. “Trabalhamos para mostrar que bar é lugar de amizade, lugar de trocar ideias. Queremos mostrar à população que as pessoas podem sair, gastar pouco, ouvir uma boa música e encontrar os amigos”, finaliza.

O empresário Junior Brandão, proprietário do bar Maikai, em Maceió, que participa do festival pela sexta vez, reconhece o evento como uma boa oportunidade de divulgação e aprimoramento para o estabelecimento. “Todos os anos que resolvemos fazer alguma mudança no nosso cardápio, sempre esperamos o período do Bar em Bar”, relata.

 

Serviço

10º Festival Bar em Bar

Tema: O festival que celebra a gente

Data: 3 a 20 de novembro

Informações: www.barembar.com.br