25/08/2016 - Asian & Japan Food Show confirma relevância para desenvolvimento da culinária asiática

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

O evento tem o apoio institucional da Abrasel em São Paulo

 

 

O Japão aterrissa no Expo Center Norte entre os dias 09 a 11 de outubro. Criado em 2015 pela Francal Feiras, a Asian & Japan Food Show – Feira de Pescados e Gastronomia Asiática, fez a sua estreia no ano em que a diplomacia Brasil e Japão completava 120 anos.

Em 2016, a feira que chega a 2ª edição confirma sua relevância para o desenvolvimento e disseminação da culinária asiática. Entre as atrações será realizada a inédita etapa brasileira de classificação para a World Sushi Cup, no Japão, e a VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), promovido pelo Instituto da Pesca.

Na área de exposição, empresas de alimentos, pescados, massas e chás, acessórios de cozinhas, ambientação e administração oferecem seus produtos e serviços a um público formado por proprietários e funcionários de restaurantes, buffets e hotéis, supermercadistas, lojistas, atacadistas e distribuidores, chefs e sushimen, nutricionistas, professores e estudantes de gastronomia e outros profissionais do segmento.

A Copa Brasil Best Sushiman é a etapa brasileira de classificação da World Sushi Cup, competição de culinária que acontece no Japão entre os melhores chefs de sushi do mundo, que demonstram não só suas habilidades, mas também boas práticas de segurança e higiene na cozinha.

O evento será precedido de um Curso de Proficiência em Sushi Skills oferecido pelo chef japonês Hirotoshi Ogawa, diretor-geral do Sushi Skills Institute, escola vinculada à All Japan Sushi Association, única reconhecida pelo governo japonês e organizadora da World Sushi Cup. As aulas serão ministradas pelo chef Shin Koike, nomeado no início do ano como Embaixador da Difusão da Culinária Japonesa, pelo ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão.

Os 20 participantes que mais pontuarem no teste final do curso de proficiência se apresentarão em dois grupos na Copa Brasil Best Sushiman e concorrerão à vaga na World Sushi Cup.

De acordo com os organizadores do Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), o aumento do consumo e da popularidade do pescado na última década evidenciou a necessidade de as empresas se prepararem para a competitividade do mercado com estratégias de diferenciação, como a oferta de produtos de elevada qualidade, treinamento e atualização da mão-de-obra e outras.

Promovido pelo Instituto da Pesca, o SIMCOPE atende essa necessidade por meio de palestras, debates, aulas-show de gastronomia, minicursos e apresentação de trabalhos científicos. Neste ano, pela primeira vez o simpósio acontece simultaneamente à Japan & Asian Food Show, e terá como tema central das discussões “Estratégias para aumentar o consumo do pescado”.

Em sua segunda edição, no dia 9, o fórum, que nasceu junto com a Asian & Japan Food Show, reúne especialistas em empreendimentos no setor de alimentação para tratar de temas relevantes para o desenvolvimento de negócios na área de gastronomia asiática.

Também na segunda edição, o Seminário de Gestão de Temakerias e Restaurantes Asiáticos promove a ampliação do conhecimento dos profissionais do segmento e apresenta soluções administrativas para investidores que pretendem iniciar seu negócio. As palestras acontecem no dia 11.

Uma das atividades mais concorridas da Asian & Japan Food Show, as Oficinas de Gastronomia Asiática são ministradas por chefs, especialistas, professores e empresários compõem uma seleção de atletas da gastronomia asiática. As aulas práticas acontecem todos os dias (9 a 11) e ensinam como preparar pratos da culinária oriental, desde o tradicional sushi até culinária tailandesa, bebidas e confeitaria.

 

Serviço:

Asian & Japan Food Show 2016 – 2ª Feira de Pescados e Gastronomia Asiática

Data: 9 a 11 de outubro de 2016 (domingo a terça-feira)

Horário: das 13h às 20h30

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo

Promoção/Organização: Francal Feiras

Colaboração Principal: Aliança Cultural Brasil – Japão

Confederação Oficial: CNTur – Confederação Nacional do Turismo

Colaboração Educacional e Institucional: AREGALA – Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo; ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo

Apoio Cultural: Consulado Geral do Japão em São Paulo

Apoio Institucional: SIPESP – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado no Estado de São Paulo; ABRASEL – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em São Paulo; Instituto de Pesca; APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Associado à: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (www.camaradojapao.org.br)

 

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.asianfoodshow.com.br

Facebook: AsianJapanFoodShow

Twitter: @feiraasianfood

Google +: Asian & Japan Food Show

 

Fonte: Portal Radar