18/08/2016 - Reinvenção das cidades multifuncionais é discutida em painel

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

O urbanista Carlos Leite fala sobre as cidades, os bares e restaurantes para o público do Congresso. Foto: Daniel Farias

 

As cidades brasileiras, seus planos diretores e os bares e o restaurantes foram temas discutidos no segundo dia do 28º Congresso Abrasel, nesta quinta-feira (18). Um painel que contou com a participação do arquiteto e empresário do setor de Alimentação Fora do Lar, José Renato Vessoni, e do urbanista Carlos Leite foi mediado pelo gerente da Unidade de Atendimento Setorial de Serviços do Sebrae, André Spinola.

Para Vessoni e Leite, o conceito de cidades compactas e multifuncionais, que criam lugares vivos dinâmicos nas ruas e calçadas junto ao comércio, cafés, bares e restaurantes deve ser pautado por entidades e associações, como Abrasel, junto ao poder público, pois agregam valor e qualidade de vida para todos os cidadãos.

“As cidades são como nós, organismos vivos que precisam de cuidados e podem se requalificar. Os exemplos de cidades mistas mundo afora e por aqui estão pipocando em uma tendência irreversível, e demonstram que é possível a desejável reinvenção”, disse Carlos Leite.

O caminho para essa mudança passa pelos Planos Diretores das Cidades, que indica como será o crescimento urbanístico das grandes metrópoles. “A maioria dos planos diretores são ruins, mero copy desk de uma cidade para outra”, disse Vessoni. Para o arquiteto, é preciso contemplar a vitalidade urbana, com cidades para as pessoas, mais humanas dinâmicas e seguras.

Os três participantes do painel foram unânimes em dizer que o uso dos espaços coletivos – públicos e privados – deve ser constante, onde as pessoas tenham o prazer e o hábito de se encontrar e desfrutar dos parques, praças calçadas, para tem maior qualidade de vida. “Para isso, o apoio da Abrasel, liderando empresário de bares e restaurantes, é fundamental”, finalizou Carlos Leite.