16/08/2016 - Cargill inicia gestão de coleta de óleo e gordura vegetal residual em restaurantes

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Iniciativa é uma evolução do programa realizado com consumidores, que já recolheu 1,5 milhão de litros. Agora, o objetivo é auxiliar o setor de food service

 

 

A Cargill está sempre em busca de oportunidades para contribuir de forma efetiva com a preservação ambiental por meio de ações de sustentabilidade ligadas à sua cadeia produtiva. Desta vez, a empresa inova mais uma vez e lança um programa inédito de gestão na coleta de óleo vegetal residual para o setor de food service.

Com fornecimento de material de comunicação exclusivo, certificação de empresas coletoras, sistema de rastreamento e gestão on-line, a Cargill garante a destinação final ambientalmente adequada ao óleo utilizado na cozinha de seus clientes e oferece retorno financeiro às empresas participantes.

Desde o mês de junho, os funcionários da unidade de Santo André (SP) do restaurante KFC recebem treinamento específico para conhecerem as empresas coletoras credenciadas e a forma correta de descartar o óleo utilizado na cozinha para evitar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto do material. A rede de restaurantes é a primeira a participar do programa e poderá rastrear a destinação de cada litro descartado por meio de programa exclusivo desenvolvido pela Cargill e receber uma receita pelo resíduo recolhido.

“Com essa iniciativa queremos gerar valor para nosso cliente. Nós vendemos soluções em óleos e gorduras e queremos ser responsáveis pela destinação final ambientalmente adequada dos resíduos gerados pelo uso dos nossos produtos, assim nossos clientes podem ter segurança no seu processo, redução dos custos de operação e ainda contribuir com a preservação ambiental”, ressalta Márcio Barela, coordenador de sustentabilidade da Cargill Foods Brasil e responsável pelo programa.

Segundo Márcio, a ideia é entregar uma solução na gestão de resíduos para o cliente. Para isso, a Cargill desenvolveu uma comunicação específica para que o funcionário entregue o óleo vegetal usado somente para o parceiro de coleta cadastrado, e um controle rigoroso que permite o acesso aos resultados, facilitando a gestão do programa.

De acordo com César Antonelli, head supply chain & quality assurance da Yum! Brands Brasil, empresa detentora da marca no mundo, o KFC tem grande preocupação com os temas relacionados à sustentabilidade, segurança, saúde e meio ambiente e, por isso, apoia iniciativas como a da Cargill, que se responsabiliza de ponta a ponta pelo seu produto.

“Para nós, é muito importante que os fornecedores – escolhidos por meio de um criterioso processo de qualidade e segurança alimentar – apresentem diferenciais comerciais, de logística e inovação, agregando valor à parceria. Acreditamos que esta iniciativa é muito bem vinda para o KFC e, consequentemente, para seus planos de desenvolvimento da marca no Brasil. Ter um sistema de gestão para destinação correta do produto nos deixa bastante satisfeito, pois é algo muito relevante para a marca”, afirma Antonelli.

 

Fonte: Cozinha Profissional