27/07/2016 - Abrasel compõe grupo irá fomentar inovação na Zona da Mata (MG)

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

A primeira ação do grupo aconteceu ontem, com evento de apresentação do concurso “Ideas for Milk”

 

 

A Zona da Mata ganhou um grupo de trabalho formado por instituições de ensino e pesquisa, Poder Público e agentes econômicos para impulsionar o desenvolvimento e aumentar a competitividade da região. Na última sexta-feira (22), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura assinaram a carta de intenções para oficializar a criação do Grupo de Trabalho, Desenvolvimento e Inovação na Mata Mineira (GDI Mata). A solenidade aconteceu no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) e contou com a presença de parceiros do projeto. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Zona da Mata (Abrasel) é uma das entidades integrantes do grupo.

A criação do GDI Mata foi articulada em junho com a proposta de estabelecer a colaboração entre as instituições de ensino e os setores empresariais, com apoio do Poder Público, para identificar as demandas da região e, assim, desenvolver produtos e soluções tecnológicas, conforme explica o Diretor de Inovação da UFJF, Ignacio José Goldinho Delgado.Segundo ele, no primeiro momento, a Embrapa e a UFJF irão apresentar o portfólio das ofertas de expertise, mostrando quais treinamentos, assessorias e soluções podem contribuir para o desenvolvimento dos processos de inovação. “A partir de então, ao lado dos agentes econômicos, do Sebrae e da Prefeitura, serão identificadas as demandas e delineadas as ações. Nós iremos formatar projetos para ir em busca de convênios, contratos e colocar este trabalho em prática.”

 

Parceiros

Além da Abrasel, também participam do GDI Mata representantes da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora(ACE/JF); Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF); Centro Industrial de Juiz de Fora (CDI/JF); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Zona da Mata; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Regional Zona da Mata; Sindicato do Comércio de Juiz de Fora (Sindicomércio-JF) e a Liga das Empresas Juniores da UFJF.

 

Competição de startups para agronegócio

A primeira ação do GDI Mata aconteceu ontem, dia 26, quando foi realizado evento para apresentação do concurso “Ideas for Milk”, competição em que startups serão convidadas a desenvolver produtos e soluções tecnológicas para o agronegócio do leite. “O agronegócio representa 26% do PIB brasileiro, e é uma atividade econômica de extrema importância. Nós percebemos que a região reúne muitas pessoas nesta área de conhecimento, mas não as retém” , disse o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins.

Outras informações podem ser acessadas pelo site.

 

Fonte: Tribuna de Minas