05/07/2016 - Italiano Orazio Cattani é eleito o melhor chef de cozinha do Amapá

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Profissional conquistou maior pontuação do concurso Enchefs 2016

 

 

Orazio Cattani foi eleito o melhor chef de cozinha do Amapá e vai representar o estado no Prêmio Dolmã, disputa máxima da gastronomia brasileira. O profissional conquistou a maior pontuação no concurso Enchefs 2016, realizado durante o Festival Brasil Sabor, que encerrou em Macapá, no último sábado (2).

 

 

Morando há 5 anos no Amapá, o italiano Cattani ganhou o título com o prato que serviu o peixe gurijuba defumada, com raiz no molho do tucupi pixuna, farofa de goma e salada panc, apresentado neste sábado. Ele acredita que o uso de ingredientes simples conquistou os jurados. "Eu entendi que não só colocar técnica, mas também a possibilidade de ensinar a pessoa a utilizar produto que você encontra na rua, na roça, no quintal, e transformar isso em comida significa uma coisa muito importante socialmente", disse Orazio Cattani.

O chef lembrou ainda que, para a produção do prato, fez pesquisas durante dois anos no estado sobre o tucupi pixuna. Cattani também é empresário e comanda um restaurante italiano em Macapá que integra a cultura nortista aos pratos internacionais.

 

Enchefs

O italiano venceu o concurso que iniciou ainda em maio, com a fase de inscrições dos candidatos. De acordo com a organização do evento, 46 profissionais da gastronomia se inscreveram no certame. Seis foram os finalistas, que apresentaram cada prato durante os três dias de Brasil Sabor.

Foram avaliados os seguintes critérios: obediência ao tema, apresentação e harmonização dos elementos dos pratos. Até o momento das apresentações de cada um dos pratos, os nomes dos candidatos não tinham sido revelados.

Cattani vai representar o estado no Prêmio Dolmã, em outubro, na cidade de Manaus. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Amapá, esta foi a primeira vez que houve um concurso para selecionar um dos três representantes do estado no Dolmã. Antes, eles eram indicados pelo setor da gastronomia local.

 

Brasil Sabor

Cerca de 15 mil pessoas passaram pelo evento, estima a organização. O festival no Amapá reuniu 23 restaurantes de variados ramos, desde quinta-feira (30). A edição de 2016 foi considerada a maior pela organização do evento. "Nós ousamos no sentido de diversificar os representantes da gastronomia em vários segmentos, desde a doceteria, culinária internacional. Além da diversidade, nós trouxemos o maior número de empresas em todas as edições e tivemos um público de mais ou menos 15 mil pessoas nesses três dias", disse o executivo da Abrasel no Amapá, Sandro Bello.

 

Além do concurso Enchefs, o evento também reuniu degustação de diversos pratos, ofertou palestras sobre preparo e origem de alimentos, apresentações culturais e sorteio de prêmios.

 

Fonte: G1 - Amapá