CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Norma determina presença de cartazes com Manobra de Heimlich. Para tentar ajudar, bombeiros elaboram cartaz para download.

 

 

A Manobra de Heimlich é um procedimento simples, mas que pode salvar vidas. Com uma sequencia de pressão em determinada região abdominal, uma pessoa consegue utilizar o método para desengasgar alguém já aflito. Os donos de bares e restaurantes de Pernambuco são obrigados a afixar cartazes com o passo a passo da manobra em seus estabelecimentos. Entretanto, em vigor desde o dia 3 de março, a maioria desses locais ainda não aderiu à nova Lei nº 15.714/2016.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel), André Araújo, garante que o setor apoia totalmente a norma. Porém, culpa a ausência de diálogo e informação com os órgãos competentes para o não cumprimento da lei.“Ela [lei] é interessante, pode salvar uma vida. O problema é que ninguém estabeleceu um padrão de como tem que ser. Somos leigos, como vamos criar isso? Estamos aguardando o contato com os bombeiros e o estado. Tenho certeza que a maioria, para não dizer todos, não aderiram”, arrisca.

André ainda criticou o fato de o deputado que propôs a normatização, Beto Accioly (SD), não ter procurado a Abrasel durante o desenvolvimento da ideia. “Nós temos 30 anos de existência. Procuramos seguir as leis e precisamos dessa cordialidade para dar esse passo à frente e atender bem a população”, pontua André. Atualmente, a associação conta com 350 estabelecimentos associados em todo estado.

O texto da lei trata apenas da dimensão do cartaz, que deve ter tamanho A3 (420×297 mm). “A lei está certa, quem detalha são os decretos, mas ainda não há nenhum. Não sabemos quem fiscaliza, qual o valor da multa e nem para onde esse dinheiro da multa vai”, citou o coronel Edson Marcone, da comunicação do Corpo de Bombeiros.

Para tentar ajudar nessa questão, a corporação está terminando de elaborar um cartaz para download. O passo a passo, com fotos e dicas, deverá estar disponível na primeira quinzena de junho. “É sempre bom um treinamento, mas o cartaz já auxilia um leigo a salvar uma vida”, ao dizer que em 2015, 18 pessoas conseguiram fazer a manobra apenas com um bombeiro ajudando por telefone.

 

Manobra de Heimlich

Criado há 42 pelo médico americano Henry Heimlich, o procedimento é caracterizado por compressões abdominais. Acredita-se que cerca de 4 mil pessas morriam por ano vítimas de asfixia no início da década de 1970, nos Estados Unidos. Estima-se que mais de 100 mil pessoas já foram salvas pela manobra.

 

Fonte: G1. Para ler a notícia na íntegra, acesse o site.