12/05/2016 - Começa hoje o Festival Brasil Sabor 2016

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

A 11ª edição do festival destaca a importância de conhecer a origem dos alimentos e resgata a originalidade dos sabores brasileiros

 

 

A partir de hoje, dia 12 de maio, restaurantes de diversos estados do país participam da 11ª edição do Festival Brasil Sabor. O tema Origem e Originalidade dará destaque aos ingredientes e preparos de cada região, e os estabelecimentos participantes apresentarão pratos criados especialmente para o evento, com preços e promoções especiais. O Brasil Sabor 2016 acontece até o dia 29 de maio e conta com o patrocínio nacional da Ambev e da Sodexo.

Paulo Solmucci Jr., presidente executivo da Abrasel, explica que o festival tem em sua essência a valorização do local e dos ingredientes típicos do Brasil. “Em 2016 damos ainda mais destaque a essa questão da origem, que resgata ingredientes e processos quase esquecidos, lembrando sempre da originalidade, da criatividade do povo brasileiro, que se faz presente também na hora de criar os pratos”.

O tema deste ano tem como uma das inspirações o projeto Arca do Gosto, criado pelo movimento Slow Food. Trata-se de um catálogo mundial, que identifica, descreve e divulga sabores originados de certas culturas, que, com o passar do tempo, foram esquecidos, mas que ainda existem e possuem potenciais produtivos e comerciais reais.

Outra estratégia de valorização que inspira esta edição é o registro de Indicação Geográfica (IG) feito pelo Sebrae e concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Sua função é atestar a conformidade de um produto e garantir ao consumidor a qualidade, o modo de produção e origem dos alimentos. Ao mesmo tempo, a certificação resulta em produtos mais valorizados pelos consumidores. O queijo de Minas, a cajuína do Piauí e o doce de Pelotas estão entre os registros do IG.

Germana Magalhães, coordenadora nacional de alimentação fora do lar do Sebrae, espera uma adesão dos produtos com o selo IG por parte dos restaurantes. “Esta articulação entre o Slow Food, o Sebrae e a Abrasel é uma importante oportunidade para fortalecer a gastronomia brasileira. A ideia do festival é fazer com que esses produtos oriundos do Brasil cheguem aos restaurantes e aos consumidores”, afirma. De acordo com ela, já foram realizadas diversas ações de apresentação das IGs para o público, como no evento Mesa Ao Vivo Brasília, que ocorreu em paralelo com o Congresso da Abrasel, em agosto de 2015.

 

Como funciona

A mecânica do festival é simples: cada restaurante participante prepara um prato a partir da comida local, que é um jeito único de se fazer gastronomia valorizando ingredientes encontrados localmente. O preço dos pratos e as promoções serão definidos pelas seccionais e regionais Abrasel e os restaurantes interessados em participar devem procurar a Associação em seu estado ou região.

Solmucci deixa o convite para que as pessoas aproveitem o festival, visitem os restaurantes e experimente os pratos. “Afinal, na mesa do bar ou do restaurante se reúnem os amigos, a família e é onde se faz presente a alegria, a conversa prazerosa, os planos, onde se dividem os sonhos. É importante que o brasileiro possa cada vez mais aproveitar este espaço”, conclui o presidente.