28/04/2016 - UNECS se reúne com diretor de política monetária do Banco Central

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Aldo Mendes recebeu representantes da entidade para tratar do mercado de cartões no Brasil

Diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes.

Em reunião realizada na manhã de ontem (27), o diretor de política monetária do Banco Central, Aldo Mendes, recebeu representantes da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS) para tratar da evolução da ampliação da concorrência no mercado de cartões. No centro da pauta estava a questão da trava. Segundo o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, foi pleiteado que as empresas tenham acesso a contratação adicional de capital de giro, possibilitando que os recebíveis possam dar acesso a mais de uma operação bancária. “É necessário que as empresas tenham mais acesso ao crédito e, consequentemente, mais condições de crescer. Precisamos que o Brasil seja um país onde empreender seja mais fácil”, afirma.

Outro ponto tratado durante a reunião foi o desenvolvimento da portabilidade de crédito, que permite a transferência de crédito entre intuições bancárias que apresentem melhores taxas. O pleito é que a portabilidade se torne operacional e seja facilitada, sendo mantida a garantia dos recebíveis de cartão de crédito. O objetivo é criar mais capital de giro para o setor.

A interoperabilidade também foi debatida durante a reunião. Segundo Solmucci, foi reforçado o pedido para que mais operadoras possam operar multibandeiras. “Os pleitos da UNECS foram bem recebidos pelo Banco Central e eles estão se empenhando em dar continuidade a esses processos na maior agilidade possível”, avalia Solmucci.

Segundo Aldo Mendes, nenhuma bandeira/adquirente terá sua operação autorizada no Brasil sem que sejam observadas as melhores práticas concorrenciais demandadas pelo mercado, especialmente as que a UNECS tem pleiteado.