13/04/2016 - Gastronomia de Florianópolis será apresentada na Espanha

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Destino foi eleito como Cidade Unesco da Gastronomia em 2014; Abrasel apoiou o processo

 

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia será representado a partir de hoje, dia 13, até domingo, dia 17, pela secretária executiva da FloripAmanhã e João Lombardo, parceiro do programa, no IV Foro de los Patrimonios, em Hondarribia, na Espanha.

Também participarão do evento os chefs vencedores do Concurso Cultural Gastronômico Fenaostra Creative City, Sergio Andres Galvis Olaya (Freguesia Oyster Bar e Restaurante) e Alexsandra Alves Machado (IFSC).

Além de proferirem a palestra “Florianópolis, um exemplo de desenvolvimento turístico e cultural”, na quinta-feira, dia 14, os representantes da capital catarinense se reunião com representantes de Hondarribia e Popayan, cidade colombiana que também é membro da Rede da UNESCO de cidades criativas, para analisar como viabilizar a internacionalização do Observatório da Gastronomia, uma plataforma digital que visa contribuir na geração e gestão do conhecimento ligado à gastronomia local, nacional e, a partir da parceria em discussão,  internacional.  Duas oficinas com representantes das entidades do setor já foram realizadas em Florianópolis para discutir os conceitos e a abrangência do Observatório.

Desde fevereiro a estudante Estefânia Lopez, do consórcio de Universidades Deusto –  Mondragon Unibertsitatea está em Florianópolis para realização de estágio do programa de Biblioteca Digital de Hondarribia, que pode ser integrado ao Observatório da Gastronomia. Ela vai ficar seis meses na cidade levantando dados sobre a gastronomia regional.

 

Programa

Nas últimas semanas, o Grupo Gestor do Programa — cuja coordenação técnica é realizada pela Associação FloripAmanhã — passou a contar com dois novos participantes: CDL Florianópolis e Santur, que se juntam à Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Santa Catarina), Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina), Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis, SHRBS (Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares de Florianópolis), Faculdades Estácio, IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Sesc (Serviço Social do Comércio de Santa Catarina), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina), Ceart/Udesc (Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina), Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) e Fepese (Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos).

O Programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia conta com a parceria estratégica da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e Propague  e apoio institucional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS).

Além de Florianópolis, a Rede Mundial de Cidades Criativas – Gastronomia é composta pelas cidades de Shunde e ChengDu (China), Tsuruoka (Japão), Popayán (Colômbia), Zahlé (Libano), Jeonju (Coréia do Sul), Östersund (Suécia) e as novas integrantes (desde dezembro 2015) Belém (Brasil), Ensenada (México), Rasht (Irã), Dénia (Espanha), Tucson (EUA), Phuket (Tailândia) e Gaziantep (Turquia).

 

Fonte: Economia-SC