08/04/2016 - Festival Ver-o-Peso, em Belém do Pará, já tem programação definida

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

A próxima edição do festival Ver-o-Peso da cozinha paraense, em maio, vai comemorar os 400 anos de Belém do Pará –que recebeu também o título de cidade criativa da gastronomia pela Unesco.

De 21 a 29 de maio, a cidade será palco de dez atividades com foco na gastronomia local.

Ao longo dos dias do evento, estarão presentes nomes da gastronomia como Alex Atala (D.O.M.), Claude Troisgros (Olympe), Fábio Vieira (Micaela) e Morena Leite (Capim Santo).

No primeiro dia, acontecerá o Chefs na Praça, com pratos a preços populares. O cardápio será inspirado nas raízes da culinária amazônica, com uso de ingredientes típicos como maniva (folha da mandioca moída), chicória (coentro do Pará), muruci (fruto pequeno e amarelado) e caranguejo-uçá.

A importância da culinária local será discutida no dia 25, em um fórum técnico com o tema "Internacionalização da Gastronomia Amazônica".

Outra atração do festival é o Chefs na Comunidade, atividade em que cozinheiros darão aulas abertas.

No dia 29, acontecerá a primeira edição do Farofada, em que duplas de chefs irão cozinhar suas farofas preferidas em fornos montados numa praça.

Por fim, num encontro com chefs visitantes, as cozinheiras da feira do Ver-o-Peso preparam receitas com ingredientes locais e encerram o festival no Jantar Popular das Boieiras. Veja mais informaçõesno site.

 

PARA CONFERIR

Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paranaense

ONDE Belém (PA)

QUANDO de 21 a 29/5; circuito gastronômico a partir de 1/5

 

Fonte: Folha de São Paulo