07/04/2016 - Comida di Buteco vai eleger melhor botequim do Brasil

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

De 15 de abril a 8 de maio o Concurso Comida di Buteco abre a temporada de eleição. São 500 butecos de norte a sul do país concorrendo, numa edição onde o tema para a criação do tira-gosto é livre.

O concurso foi criado em 2000, com a missão de transformar vidas por meio da cozinha de raiz – boteco extensão de sua casa. Pioneiro nesse segmento, no ano passado, o concurso conquistou finalmente todas as cinco regiões, chegando ao sul do país, fincando bandeira na última região onde ainda não era realizado. Assim, desde então, ele pode ser legitimamente chamado de nacional.

Visite, vote e eleja! “Simples e direta” é o mote que irá convocar butequeiros do país inteiro para a missão de eleger o melhor buteco de sua cidade. E essa missão, agora ganha um peso muito maior.

 

A grande novidade

Após 17 anos, o Comida di Buteco a partir dessa edição, vai eleger o melhor buteco do Brasil! No período do concurso, público e jurados das cidades participantes, visitarão e darão suas notas, premiando o melhor da cidade. Em Junho, finalizadas todas as premiações, um comitê de jurados vai conhecer os vencedores de cada uma das 20 cidades, dará suas notas e será eleito o melhor do país. Assim, o voto de cada um passa a ter uma importância ainda maior, visto que, o melhor da cidade vai concorrer ao título de melhor buteco do Brasil.

Daí o tema livre, para que cada participante possa demonstrar o seu melhor.

Trata-se de um grande momento na história do concurso e um passo importante na sua consolidação como concurso nacional. Um passo que reflete em todo o segmento, reiterando a relevância desse perfil de estabelecimento para a cultura e gastronomia brasileiras: o buteco com “U”, sempre conduzido pelos donos e suas famílias, valorizando a comida caseira mesmo na alimentação fora do lar.

 

A dinâmica do concurso

Não é festival, é concurso. Cada participante cria um tira-gosto para concorrer. O público e um corpo de jurados têm que visitar os botecos, provar e votar. A média entre os quesitos avaliados garante o resultado da premiação. São avaliados de 1 a 10, o petisco (que leva 70% da nota), higiene, atendimento e temperatura da bebida. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração dos votos nas 20 cidades e também do 1º Campeão Nacional.

 

O Campeão dos Campeões

Em junho, uma comissão de jurados escolhida , especificamente , para essa missão, vai visitar os 20 campeões para eleger o melhor dos melhores. Cada buteco vai receber três jurados, um da própria cidade e dois de outras cidades. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo públicos e jurados. E eleição do melhor do país validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa.

A transformação de vidas é um prato principal do concurso

Pelo seu formato que envolve o público e gera uma visitação intensa nos estabelecimentos concorrentes, o Comida di Buteco vem se consolidando ano a ano como uma das mais importantes plataformas de transformação social no segmento e contribuído para a manutenção desses pequenos comércios num mercado tão concorrido e vulnerável.,inúmeras vezes , mudando a vida de seus proprietários.

Acesse: www.facebook.com/comidadibuteco

 

Fonte: JorNow