01/04/2016 - Vetada emenda que proíbe sal nas mesas de bares e restaurantes de Porto Alegre

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Decisão do prefeito José Fortunati foi publicada no Diário Oficial de terça-feira

 

A proibição dos saleiros e envelopes com sal sobre as mesas de bares e restaurantes de Porto Alegre voltou a ser assunto nesta semana. Isso porque a emenda da vereadora Sofia Cavedon (PT), que gerou polêmica ao proibir a exposição do produto em bares, restaurantes, cantinas de escolas, hospitais e centros de saúde foi vetada pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. O texto foi publicado terça-feira no Diário Oficial.

Conforme a prefeitura, o parecer técnico apontou inconstitucionalidade na medida. A emenda deve, agora, voltar a ser apreciada pelas Câmara de Vereadores. Serão necessários 19 votos para que o veto do prefeito seja derrubado.

Para a diretora executiva da Abrasel no Rio Grande do Sul, Thaís Kapp, este tipo de legislação transfere para os empresários mais uma responsabilidade que não lhes cabe, além de ser ineficaz no seu objetivo principal que é a reeducação alimentar. "A Abrasel parabeniza o Prefeito pela atitude e encara o veto como uma vitória da liberdade econômica e da conscientização de que o que precisamos são medidas educativas, construídas pelo poder público e sociedade, com o apoio da iniciativa privada", afirma.

 

Fonte: Com informações do Zero Hora