02/05/12 - Festival Brasil Sabor 2012 começa amanhã

Com o tema "Quem tem boca vai a Roma", evento homenageia o Movimento Itália-Brasil

Os melhores restaurantes do país participam da 7ª edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor 2012, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Com o tema "Quem tem boca vai a Roma", o evento, que terá abertura hoje, começa amanhã e vai até 3 de junho. O objetivo do festival é fomentar a gastronomia brasileira e valorizar a comida, história e ingredientes típicos de cada região.

Nesta edição, o festival apoia o Movimento Itália-Brasil (MIB) e presta homenagem à cultura italiana e sua influência na gastronomia brasileira. O desafio dos chefs está em utilizar a criatividade ao elaborar receitas italianas com os diversos produtos brasileiros.

O presidente da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, ressalta que o festival já é consagrado nacionalmente como o maior evento gastronômico do país. A expectativa do dirigente é reunir mais de 2 mil restaurantes, em 200 cidades, com a participação das 27 capitais do país.

Ainda conforme o dirigente, o Festival Brasil Sabor contribuirá para a alta de 30% no movimento dos restaurantes participantes, na comparação com o mesmo período da realização do festival no ano passado. Já a receita deverá ter crescimento de 40% em relação aos dias normais. "Iremos oferecer um evento de alta qualidade, com uma grande diversidade de pratos. A união da criatividade brasileira às receitas italianas resultará em pratos atraentes e deliciosos, que também atrairão novos clientes”, avalia.

Ele ressalta, ainda, que o evento é uma oportunidade de fidelização do consumidor que visitará os estabelecimentos ao longo do festival. O prato criado poderá também ser incorporado ao cardápio, o que torna as opções do menu ainda mais atrativas.

De acordo com o regulamento, cada restaurante poderá criar um prato especial com preço entre R$ 26,00 e R$ 46,00. A complexidade da receita irá determinar o seu valor.

As informações e roteiro dos restaurantes participantes, incluindo endereço, descrição do prato com foto e preço, estarão disponíveis no site do Brasil Sabor e no Guia de Restaurantes do Brasil Sabor (impresso), que será distribuído gratuitamente em lugares estratégicos, como aeroportos, postos de informações turísticas, hotéis, cinemas e nos próprios restaurantes participantes, a partir de 3 de maio.