28/01/2016 - Palestra de Raquel Rolnik abrirá IV Seminário Legislativo

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Já estão abertas as inscrições online para evento que acontecerá em fevereiro, em Brasília

 

 

A arquiteta e urbanista Raquel Rolnik será a palestrante da sessão de abertura do IV Seminário Legislativo de Arquitetura e Urbanismo que o CAU/BR promoverá nos dias 18 e 19/02/16 na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Dois debatedores convidados (um representante de movimentos sociais e um arquiteto e urbanista) e o público presente irão debater com a palestrante na manhã do dia 18. No período da tarde e na manhã do dia seguinte, os participantes serão divididos em dois grupos de trabalho dedicados à discussão de temas específicos: Desenvolvimento Urbano e Ambiental e Ensino, Formação e Prática Profissional. Na tarde do dia 19, as recomendações dos GTs serão debatidas em plenário. A programação completa do Seminário será divulgada nos próximos dias.

A revisão da Lei de Licitações, a Lei de Parcelamento do Solo, as propostas de mudanças do Estatuto da Cidade, a regulamentação do Estatuto da Metrópole  e o programa Minha Casa Minha Vida serão alguns temas em destaque nos debates. E mais a MP 700, recém editada, que permite a transferência para construtoras privadas do direito de desapropriação por utilidade pública.

Na visão da urbanista, a produção em massa de habitações pelo mercado, financiado pelo Estado, oferece um produto ruim e com um grande impacto para a qualidade de vida da cidade, pois o sistema só se viabiliza com a compra pelas construtoras de terra de “quinta categoria”, como afirmou em entrevista para a Folha de S.Paulo publicada em 04/12/15.

Para fazer a inscrição, clique aqui.

 

Fonte: CAU/BR * Para ler a matéria na íntegra, acesse o site.