07/01/2016 - Do boteco na garagem ao negócio milionário

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

 

Paixão por bares e restaurantes de Delfino Golfeto deu origem a rede de franquias com quase 100 casas

 

 

Foi em Tupã, pequena cidade a 537 km da capital paulista, que o empresário Delfino Golfeto fez da paixão pela cachaça um negócio de sucesso. Ele é o proprietário da Água Doce Sabores do Brasil, rede de bares e restaurantes que possui hoje 97 unidades espalhadas por 13 estados.

Nascido em uma periferia do interior de São Paulo, Golfeto começou a trabalhar cortando cana-de-açúcar para ajudar nas despesas da família e se formou como técnico em açúcar e álcool. Porém, outro setor também despertava seu interesse; quando criança se sentia atraído pelo clima dos bares e restaurantes e gostava de observar, com seus amigos, as pessoas “bem de vida”, como ele próprio diz.

Já frequentador assíduo de restaurantes, lhe surgiu a ideia de abrir seu próprio negócio. “Eu via que as empresas de alimentação fora do lar perdiam a qualidade facilmente e isso me deixava intrigado. Costumava brincar com os amigos dizendo que um dia iria montar meu próprio negócio onde a qualidade seria o principal destaque”, relembra.

 

Primeiro bar foi na garagem de casa

Enquanto trabalhava em uma fábrica de aguardente, Golfeto estudava o segmento e descobria sobre o mundo das cachaças e dos coquetéis, até que em 1990 decidiu abrir seu próprio negócio. A Água Doce Aguardenteria, como era chamada na época, começou a funcionar na garagem de sua casa, em Tupã. O espaço tinha 30 metros quadrados e 13 mesas.

O empresário buscava divulgar um novo conceito de cachaça. “Era um trabalho gradativo de valorização da cachaça, para mostrar a diferença de se tomar um produto nobre e uma pinga de bêbado de esquina. Hoje vemos mulheres finas tomando uma boa cachaça”, ressalta. Durante os dois primeiros anos a maior preocupação era com a qualidade dos produtos e do atendimento. Depois de ver que era possível manter um padrão e que isso causava admiração nos clientes, surgiu a oportunidade de expansão. O mercado de franquias começou acrescer no país e foi criada a chamada Lei do Franchising (8955/94).

“Apesar de termos pouca informação na época, até porque estávamos distantes da capital e fora do eixo Rio-São Paulo, a novidade despertou o nosso interesse”.

Em 1993, inaugurou a primeira unidade franqueada, em Ourinhos (378 km a oeste de São Paulo), que existe até hoje. “Quando nos demos conta, em 1999, já tínhamos cerca de 30 casas pelo Brasil, com uma boa qualidade e padrão de atendimento”. Hoje já são 97 unidades em funcionamento e cinco estão sendo abertas. “Claro que tudo depende de mão de obra, mas hoje temos uma estrutura muito sólida para oferecer aos franqueados”.

 

Um negócio milionário

Atualmente a rede conta com agência de marketing, assessoria de imprensa, assessoria jurídica especializada em franchising, recursos humanos, departamento nutricional, além de uma equipe de supervisão que vai a campo verificar cada casa. Os franqueados recebem ainda uma equipe de treinamento durante 42 dias, sendo trocada em 21 dias para evitar desgaste no treinamento. Sobre o segredo de como manter o padrão de qualidade em tantas unidades, Golfeto responde enfático: “treinamento, treinamento e treinamento”.

Para que fosse possível capacitar de forma padrão, o empresário criou a Uni Água Doce, uma universidade online, em que os funcionários podem fazer, durante o horário de trabalho, os treinamentos certificados da empresa. Em meio a um mercado tão competitivo e um cenário econômico conturbado, o empresário aposta em um serviço de qualidade para chegar ao sucesso.

E por falar em crise, Delfino, que já navega há 25 anos no ramo, alerta sobre os perigos do mercado nos dias de hoje. “Precisamos deixar a crise política de lado e voltar os olhos para a crise financeira. O mercado está nos exigindo muitos ajustes e não está deixando espaço para os amadores”.

Para conhecer mais sobre a rede de restaurantes, acesse: www.aguadoce.com.br.

 

Fonte: Revista MNMV 17