05/01/2016 - Ano começa com movimento intenso nas praias de Fortaleza

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

O ano começou bem nas praias de Fortaleza. Vice-presidente da Abrasel no Ceará, Ivan Assunção, diz que movimento deve durar até meados deste mês

 

 

O primeiro dia do ano foi de muita movimentação nas praias de Fortaleza. Na Praia de Iracema e na Praia do Futuro, barracas cheias eram um bom sinal de que os setores de comércio e serviços, ligados ao turismo, começaram bem 2016.

“Hoje não é dia de crise, não. Aliás, esta semana inteira. Desde as 9h, quando abrimos, é um entra e sai de cliente. Na hora do almoço, então, ficou tudo lotado. Começamos bem o ano”, comemorou o gerente da Barraca Z, em Iracema, Adriano Silva Lima.

A sensação de que a cidade – e o consumo - ainda fervilhava mesmo após as festas de Réveillon também foi compartilhada pelo vendedor de cocos Francisco Nazareno, que parou de trabalhar às 3h, mas voltou ao batente às 10h para não perder a freguesia. “A gente está ligado 24 horas. Tem que aproveitar o movimento, tem muita gente de fora aqui”.

Ele afirma que o fato de o feriado ter caído em uma sexta-feira foi muito bom para garantir mais dias de movimentação. “Muita gente que veio passar só o Réveillon, já vai ficar até domingo”, afirmou.

A família da comerciante Luciana Aires tirou a tarde de ontem para aproveitar a Praia do Futuro. Ela, que é do interior do Estado, chegou à cidade no dia 30 e pretende retornar no domingo. ”A Cidade está lotada, mas está bacana para se divertir”, afirmou a comerciante, que, no entanto, faz críticas, aos altos preços cobrados por taxistas e estacionamentos. “Está tudo muito caro”.

A praia, no entanto, não era só dos turistas. Muitos moradores de Fortaleza também foram às praias. “Hoje o dia é para relaxar. Depois das festas, nada melhor do que a praia para aproveitar com a família”, afirmou o professor de educação física, Leandro Gomes.

 

Avaliação

Na avaliação do vice-presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Ivan Assunção, o período que antecede a festa de ano novo e segue até a metade do mês de janeiro, quando normalmente encerram as férias escolares, é a de maior movimento para o setor.

“Tradicionalmente é quando temos a maior ocupação nas barracas das praias, os hotéis estão lotados. Não dá para fazer um comparativo com o ano passado porque ainda não fizemos um levantamento com os demais setores, mas o primeiro dia do ano foi muito bom”.

Ele dá como exemplo a movimentação na barraca Terra do Sol, na Praia do Futuro, da qual é proprietário. “A gente fecha às 17 horas. Mas às 16 horas a gente estava lotado como se fosse meio dia. Foi espetacular”.

Assunção afirma que a expectativa - e o esforço do setor – serão o de garantir o prolongamento desta boa fase até o carnaval, que este ano, cairá na primeira semana de fevereiro. “O nosso sentimento é de tentar segurar o máximo possível”.

 

Fonte: O Povo