CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Ação realizada no dia 15 movimentou restaurantes de cinco capitais, que ofereceram pratos especiais para arquitetos e urbanistas

 

 

O dia do arquiteto e urbanista é comemorado no dia 15 de dezembro em todo o Brasil e, esse ano, a data teve um gosto especial: restaurantes de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo ofereceram pratos a preços promocionais para homenagear esses profissionais. A ação foi realizada pela Abrasel com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e contou com envolvimento de 26 estabelecimentos.

Para o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Jr, foi estratégico aproximar arquitetos e urbanistas dos bares e restaurantes por meio da ação. “São empreendimentos que estão de portas abertas para as ruas, é onde se celebra a vida, onde há movimento, festa, gente. Onde turmas diferentes se reúnem para discutir o País, a religião, o futebol, o trabalho. Onde as famílias se encontram para comemorar. Os arquitetos e urbanistas são também responsáveis por pensar a rua, a cidade e por valorizar o humano, o encontro, as relações. Para nós, é natural e necessário que estes atores convivam e se misturem”, avaliou.

Em São Paulo, um dos participantes foi o Drosophyla, que ocupa, em pleno centro da cidade, um antigo sobrado dos anos 1920, restaurado pela proprietária do restaurante. A gerente geral da casa, Dóris Almeida, disse que ação foi um sucesso. “Tivemos a presença de muitos arquitetos. Normalmente temos cerca de 40 pessoas nas terças-feiras, mas com a homenagem, além de aumentar as reservas em 70%, tivemos um público de umas 100 pessoas. Todos tiraram fotos e o prato promocional saiu muito mais que o normal. Foi surpreendente”, comentou.

Em Belo Horizonte, o restaurante Assacabrasa, que fica ao lado de um dos cartões-postais da cidade, a Praça da Liberdade, contabilizou um aumento de 20% no número de clientes. “Participar da ação comemorativa do dia do Arquiteto foi satisfatório. Tivemos um aumento do fluxo e um público diferente. Todos os clientes que foram, aprovaram o prato que foi criado exclusivamente para a comemoração do dia do Arquiteto”, avaliou Juca Carvalho, sócio proprietário do restaurante.

Em Porto Alegre alguns restaurantes chegaram a ter o dobro de movimento no dia 15, como foi o caso do Boteco do Natalício, que também ocupa um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico. No Rio de Janeiro, os arquitetos marcaram presença e fizeram reservas para aproveitar a ação. O restaurante Atrium, por exemplo, teve 61% do público formado por arquitetos e urbanistas nesse dia – 40% deles pediu o “Prato do Arquiteto”.

O diretor executivo da Abrasel em Pernambuco, Valter Jarocki, disse que a proposta de aproximação entre os arquitetos/urbanistas e os bares/restaurantes pode gerar novas parcerias. “A ação é boa e tem potencial para crescer”, resumiu, acrescentando que, em Recife, seis casas participaram.

Para o presidente do CAU-BR, Haroldo Pinheiro, a ação foi bem sucedida. “A iniciativa da Abrasel foi muito bem recebida pelos colegas. Não só nas cinco capitais onde a promoção do “prato do arquiteto” foi realizada, a preços ‘saborosos’, pois tivemos vários pedidos para a ampliação do evento, se repetido, em outras cidades. Tivemos inclusive relatos de casos em que a confraternização entre os arquitetos e urbanistas se ampliou com o envolvimento espontâneo de outros clientes. Ficamos orgulhosos com a feliz ideia e somos gratos à Abrasel e aos 26 estabelecimentos”, afirmou.

Para saber quem participou da ação, acesse www.abrasel.com.br/diadoarquiteto