08/12/2015 - É dezembro, comemore a vida

*Por Percival Maricato

 

Os romanos diziam carpe diem, goze intensamente a vida, o presente, comemore. Os franceses falam na joie de vivre, exaltação da vida, por isso Paris é e será sempre uma festa, com seus bares e restaurantes cheios de  turistas.

Dezembro é o mês das festas, da a passagem de ano, do 13º e das férias , com o verão mais adiante. É um mês para encontrar os amigos, namorar, flertar, conhecer e abraçar pessoas, manifestar alegria, solidariedade, amizade, carinho. Quanto custa levar roupa usada ou um panetone até o abrigo mais próximo, ligar para os ex colegas de escola, enviar um e-mail, ir até a mesa ao lado e abraçar quem trabalha contigo a tantos anos, organizar um encontro da família?

Muito dessas ações exige apenas alto astral. Há crise?  Que crise não acabou? Baixa a cabeça vai resolver? Ou vamos à luta em 2016 e resolver?

Comemorar a vida depende apenas de você. Temos uma cidade trepidante e multi cultural, com centenas de teatros, cinemas, casas noturnas, restaurantes, para você se divertir, dezenas de milhares de mesinhas de bares todas esperando por você e seus amigos. Se a empresa não bancar  a festa, pode colaborar, fale com os amigos, faça algo mais modesto. Não há problema que uma vaquinha não resolva.

Tudo, menos ficar sem alegria. Vá para seu bar ou restaurante preferido, partilhe uma garrafa de vinho, uma rodada de chope, jogue conversa fora, ria a vontade, demita o patrão, escale a seleção, abrace os que te cercam, abrace e comemore a vida.