23/11/2015 - Chefs levam sabor regional para a praça em Belém

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Evento realizado no último fim de semana levou a população paraense para as ruas e teve apoio da Abrasel no Pará

 

O sabor criativo e diversificado da culinária paraense levou, no último fim de semana, cerca de quatro mil pessoas ao entorno da Praça Batista Campos interessadas em aproveitar as atrações da evento Comida de Chef + Truck, como parte da programação comemorativa dos 400 anos da fundação da Cidade de Belém. Os serviços de food trucks junto com iguarias especiais preparadas por chefs de bares e restaurantes garantiram a degustação de pratos, lanches e petiscos por parte do público, aproximando ainda mais os consumidores dos pratos regionais que têm, inclusive, encantado plateias fora do Brasil.

O evento, em sua quinta edição, em formato inédito de dois dias, foi organizado por Lilian Almeida e Regi Britto, com patrocínio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Prefeitura de Belém e apoio de Cerpa, Tramontina, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e Organizações Romulo Maiorana (ORM), por meio do jornal O Liberal.

Uma das novidades a que teve acesso o público em dois dias de programação foi o pastel de vatapá, do bar e restaurante Brasileiro, coordenado pelo chef Alexandre Barros. Mais de mil unidades de pastel e outros foram comercializados no evento. Segundo Lilian Almeida, uma nova edição do Comida de Chef está programada para o mês de dezembro.

A programação de ontem começou às 11h30 e se estendeu até às 16h30, com bares e food trucks. Ao todo, nove food trucks e três chefs participaram da programação nos dois dias. Os chefs de ontem foram do Quitute Meirelles e do Brasileirinho. “A intenção é divulgar a gastronomia, fazer um evento diferente no domingo, dando uma opção ao público paraense para fazer uma programação no dia de folga que não seja só restaurante, piscina”, afirmou Regi Britto.

Para o chef Hermínio Meirelles, do bar e restaurante Quitutes Meirelles, o evento possibilitou mostrar produtos a um público que normalmente não é atingido e difundir a marca. O restaurante comercializou doces, ontem. “É um evento diferente, almoçamos aqui”, afirmou o técnico em eletrônica aposentado, Fernando Castelo Branco, ao lado da esposa, representante comercial Eliana Azevedo. A universitária de Medicina, Analou Castro, 25 anos, considerou o local muito bem escolhido. “O evento incentiva a culinária regional em todos os sentidos”, afirmou o advogado Emanoel Ó de Almeida.

Os chefs do Fit Truck Bel, Ricardo Franco e Lucas Mota, levaram para a praça um cardápio havaiano. “A resposta do público foi positiva”, observou Ricardo. O chef Rafael Menezes, 31 anos, tecnólogo em Alimentos e universitário de Gastronomia, informou que o evento foi especial para o food truck Santé Saudável. “Nós colocamos o Santé em funcionamento aqui no Comida de Chef”, afirmou.

“O que mais me chamou a atenção no evento foi essa proximidade com o cliente, os olhos nos olhos, a família, o povo que vai à praça, as sugestões dos clientes. É bem interessante pra gente”, observou o chef Rafael.

 

Fonte: O Liberal *Para ler na íntegra, visite o site d'O Liberal.