29/10/2015 - Boas práticas impulsionam empresas do segmento

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Estande do Sebrae na Semana Mesa São Paulo orienta empresários sobre ações sustentáveis e que aumentam a produtividade

 

Empreendedores e candidatos a empresários do setor de alimentação fora do lar estão tendo a oportunidade, por meio de ações desenvolvidas pelo Sebrae durante a Semana Mesa São Paulo, de ampliar seus conhecimentos sobre questões ligadas à sustentabilidade e utilização de ferramentas que podem tornar seus empreendimentos mais produtivos. “O evento é um dos mais importantes do setor no país e é fundamental que o Sebrae esteja presente para amplificar todo o conhecimento da instituição sobre esse segmento da economia”, ressalta o gerente de atendimento do Sebrae, André Spinola.

Durante a Semana Mesa São Paulo, realizada na ETEC Santa Efigênia, na capital paulista, o Sebrae está lançando a página www.sebrae.com.br/futurodoseurestaurante, voltada a donos de restaurantes, food trucks, padarias, bares e franquias de fast-food e outros empresário do segmento. A página apresenta dicas práticas para reduzir o consumo de água e energia elétrica, evitar a poluição, melhorar a gestão de resíduos e a utilização dos insumos. Também orienta sobre o uso da tecnologia como termômetros inteligentes, dispensers para aplicação de molhos e recheios ou de máquinas para abrir e fechar as massas.

 

“A página é uma forma de disseminarmos com agilidade essas informações para um setor que apresenta altos índices de desperdício. As ações de sustentabilidade são fundamentais para ampliar a competividade das empresas da área de alimentação fora do lar”, ressalta Spínola, acrescentando que as boas práticas aumentam a competitividade do negócio, promovem a imagem positiva da empresa junto aos seus clientes e ainda atraem uma gama de consumidores conscientes. Spínola está sendo jurado do concurso Mesa Aposta, que reúne startups ligadas direta ou indiretamente ao setor de alimentação. Os 15 finalistas se apresentaram ontem (28) e os vencedores serão anunciados nesta quinta-feira (29).

No estande da instituição, a consultora Catarina Macedo, que participou da criação da Metodologia Sebrae de Redução de Desperdício, ajuda os empresários a encontrar soluções para melhorar a gestão da sustentabilidade nos estabelecimentos. No mesmo espaço também é possível assistir a vídeos com cases de empresas que adotaram medidas sustentáveis e obtiveram resultados significativos.

Formada em Gastronomia, com especialização na Itália, Paula Bratike procurou o estande do Sebrae com o objetivo de conseguir informações sobre as melhores opções para montar um empreendimento no ramo. "A princípio, a ideia era abrir um pequeno restaurante, mas diante das incertezas da economia, quero avaliar possibilidades mais econômicas, como o food truck", diz ela, que já se programou para fazer um curso de gestão do Sebrae em sua cidade, Ribeirão Preto.

Os visitantes recebem ainda informações sobre como criar e fazer a gestão de um blog e de mídias sociais para se comunicarem com clientes e fornecedores e sobre plataformas que podem auxiliar o empreendedor nessa tarefa, como Yelp, Trip Advisor e iFood.

 

Mesa Ao Vivo

Na programação do Mesa Ao Vivo, em que os cozinheiros apresentam receitas para o público, são destacados dos produtos com selo de Indicação Geográfica (IG), dentre eles as uvas e mangas do Submédio São Francisco (PE); o queijo da Canasta (MG) e o vinho do Vale Dos Vinhedos.

O Sebrae apoia os produtores no processo de obtenção do registro de Indicações Geográficas, outorgados pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Essas ações vão desde formalização das entidades coletivas representativas até a realização de levantamento histórico e demarcação de área, que comprovam a notoriedade do território vinculado ao produto. "Programas como Sebraetec, por exemplo, podem viabilizar o acesso dos produtores das IGs aos serviços tecnológicos para aprimorar processos produtivos e avaliar a conformidade aos requisitos de qualidade", afirma a coordenadora de Alimentação Fora do Lar do Sebrae Nacional, Germana Magalhães.

 

Fonte: Agência Sebrae