18/04/12 - Restaurantes se unem para ganhar mais

Empreendedores da Via Gastronômica de Coqueiros, em Florianópolis, compram em conjunto e são capacitados pelo Sebrae

Associados, 15 donos restaurantes de Florianópolis aumentaram o lucro. Eles criaram a Via Gastronômica de Coqueiros, bairro da parte continental da capital catarinense. Juntos, eles realizam compras coletivas, viajam para conhecer polos gastronômicos em outros estados e promovem festivais de gastronomia.

O Sebrae em Santa Catarina auxilia a estratégia por meio do projeto Empreender. Os consultores da instituição também ajudaram os restaurantes a implantar um sistema de gerenciamento dos estoques, que reduziu o desperdício e diminuiu o custo dos estabelecimentos.

Houve até restaurante que mudou completamente o cardápio e o ambiente. Alexandre Kiyoshi Osanai, por exemplo servia pizzas, comida árabe e oferecia música ao vivo. Ele resolveu focar o serviço em comida japonesa. Agora, os clientes escolhem o que querem entre 50 opções que ficam num balcão. O empresário recebeu ajuda do Sebrae para capacitar os funcionários e, hoje, a mesma equipe atende a um público muito maior. Com uma clientela de quase 100 clientes por noite, o lucro aumentou 20%. Um resultado tão bom que o empresário já pensa em formatar uma franquia.

A Via Gastronômica de Coqueiros será apresentada em uma reportagem no Pequenas Empresas Grandes Negócios, neste domingo (15), da TV Globo, às 7h30. A Globo News reprisa o programa às 9h05. O programa será reapresentado pelo Canal Futura, na segunda-feira (16), às 16h30, e na terça-feira (17), às 6h e às 13h.

 

Fonte: Exame