09/09/2015 - Bar em Bar celebra a vida nas ruas

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Com o tema “Brasil, mostra sua rua”, evento chega em sua nona edição

 

 

Entre os dias 5 e 22 de novembro, a Abrasel, com patrocínio da Ambev, irá realizar a 9ª edição do Festival Bar em Bar, com o tema “Brasil, mostra sua rua”. A expectativa é que este ano 250 bares participem em mais de 20 cidades em todas as regiões do país. A ideia é simples, e provavelmente por isso, bem sucedida: cada estabelecimento prepara um petisco especial, que é oferecido aos clientes a preços promocionais durante o evento. Entre os grandes objetivos do festival estão a valorização da gastronomia do bar e o estímulo aos consumidores para que saiam de casa e frequentem os bares, que por natureza são ambientes festivos.

Em 2015, o tema do festival faz alusão às ruas, dando continuidade a um esforço iniciado pela Abrasel em prol da valorização destes espaços e a construção de cidades vivas onde seja mais simples empreender e as pessoas vivam com mais qualidade - a campanha “A partir das ruas, simplifica Brasil”. “Os bares são a casa da alegria, da descontração, da confraternização entre amigos e familiares. Estão de portas abertas para a rua e são pontos iluminados que dão vida às cidades. Durante o Bar em Bar, a Abrasel enaltece o papel social dos bares para a sociedade e o poder empreendedor destes para nossa economia”, enfatiza o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci. Nas oito edições já realizadas, mais de 2.500 estabelecimentos participaram do Bar em Bar.

 

Nos estados

Cada estado pode criar promoções e estratégias diferentes para atrair o público, como “porção em dobro”, “preço máximo” ou “descontos maiores em determinados dias da semana”, para citar alguns exemplos.

Para a diretora executiva da Abrasel no Distrito Federal, Thaís Quintão, o tema desta edição ajuda na mobilização das causas defendidas pelo setor. “Servirá como um impulso para resolver problemas que estamos enfrentando, com relação à legislação e a burocratização dos processos do governo do estado”, destaca a diretora, que cita como exemplo a modificação da lei do silêncio, que está sendo debatida em audiência pública na Câmara do DF.

Sobre o envolvimento dos associados e dos brasilienses no festival, a executiva espera um alcance ainda maior que na última edição. Segundo ela, os estabelecimentos associados à Abrasel enxergam uma grande oportunidade de divulgação, para atrair e fidelizar clientes. Em 2014 foram 20 casas participantes. Neste ano, a Abrasel no Distrito Federal espera, no mínimo, 30 inscritos.

Thaís prevê ainda a realização de ações para aumentar a competitividade entre os bares e incentivar a participação do público. “No último ano fizemos um circuito entre os bares com um ônibus de festa, além da divulgação na mídia local. Fizemos também uma competição para eleger a cerveja mais gelada, o melhor atendimento, o melhor ambiente e o melhor petisco, que foram avaliados por um júri e pelo público. Vamos aprimorar estas ações”, contou.

 

Bairro em Bairro

 

Em julho, Belo Horizonte deu início à competição “Bairro em Bairro”, que servirá como seletiva para a nova edição do Festival Bar em Bar. Durante quatro meses de disputa, cada regional de BH está sendo transformada em uma região do Brasil e os bares servem petiscos que apresentem caraterísticas destes locais, seja nos ingredientes, no nome ou na apresentação.

Lucas Pêgo, diretor executivo da Abrasel em Minas Gerais, explica que o objetivo da competição é incentivar a circulação das pessoas dentro do próprio bairro. “A proposta vai ao encontro com o que a Abrasel prega na campanha Simplifica Brasil, de que as pessoas possam fazer suas atividades de lazer mais próximo de sua casa”, destaca. “Esta ação promocional pretende alavancar a venda dos estabelecimentos neste período de crise econômica”, completa.

Os petiscos servidos pelos bares participantes - que devem ter preços entre R$ 12 e R$ 35 e servir, no mínimo, duas pessoas - passarão pela avaliação do público e, ao final da competição, os três finalistas de cada regional participarão do Bar em Bar. “Dessa forma vamos democratizar ainda mais a participação no festival, pois o público pode escolher os bares e restaurantes que representarão o seu bairro, juntamente com estabelecimentos de outras regiões de Minas”, ressalta Pêgo. O Bairro em Bairro é realizado por uma parceria entre a Abrasel de Minas Gerais e a Casa Nova Eventos.

 

Serviço:

Bar em Bar - De 5 a 22 de setembro

As inscrições já estão abertas e os bares associados que se interessarem em participar devem entrar em contato com a Abrasel no estado. Mais informações em www.barembar.com.br