08/09/2015 - Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia é lançado

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Aconteceu na quinta-feira (27/08), no teatro Um do Sesc, em Porto Velho, o lançamento do Conselho Empresarial de Turismo de Rondônia (CONETUR), uma iniciativa do Sistema Fecomércio em parceria com a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), que reúne as principais entidades privadas e públicas do segmento de turismo do Estado.

Participaram da posse várias autoridades, entre elas o presidente do Sistema Fecomércio (Sesc-Senac-IFPE), Raniery Araujo Coelho, o senador Valdir Raupp (PMDB), o superintendente estadual de Turismo Júlio Olivar, o superintendente do Sebrae/RO, Samuel Almeida, o presidente do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio, Alexandre Sampaio, a vice-prefeita de Ouro Preto do Oeste, Joselita Araújo, e representantes da Bolívia e do Peru.

O representante da CNC, Alexandre Sampaio, em seu discurso elogiou a iniciativa do Sistema Fecomércio Rondônia em implantar o 19º Conselho Empresarial de Turismo. “O comércio e o turismo estão ligados e não são concorrentes. Portanto, quando estimulamos o turismo, também estamos impulsionando o comércio”, destacou.

Para o senador Valdir Raupp (PMDB) o lançamento do CONETUR representa um grande avanço na busca pela exploração profissional do turismo ecológico, que só tende a crescer com estímulo e apoio tanto da iniciativa privada quanto do poder público. “Podem ter certeza que seremos um parceiro e defensor deste Conselho no Senado e no Congresso Nacional, porque sabemos o quanto de negócios e novas oportunidades serão criadas para o Estado de Rondônia a partir do desenvolvimento do turismo”, ressaltou.

O presidente do Sistema Fecomércio, Raniery Araujo Coelho, explicou que o objetivo do CONETUR é apoiar as categorias econômicas de turismo e ser um canal de diálogo com o poder público, trabalhando no reconhecimento do turismo como atividade geradora de emprego, renda e desenvolvimento local. “Para tanto pretendemos garantir políticas que reconheçam a importância do setor para a economia”, observou.

O lançamento do CONETUR aconteceu durante o “1º Seminário de Turismo da Fecomércio”,que contou com atividades de workshops e oficinas. Dentro da programação, foi realizada ainda a palestra “Principais Conceitos e Estratégias para o setor do Comércio e Turismo”, com a gerente de Carteira de Serviços do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreira Lima. As atividades de workshops envolvem ainda técnicas de atendimento ao turista, gastronomia regional e segurança alimentar.

Na oportunidade tomaram posse como membros do CONETUR: Raniery Araujo Coelho (Sistema Fecomércio), Ananias Frota dos Santos (FNHRBS); Cileide de Macedo Vitorino (Fecomércio), Wayner Oliveira (Arom), Airton Frota dos Santos (Sindhotel), Antônio Geraldo Affonso (Semdestur), Mônica Castro de Oliveira (IPHAN/RO), Samuel Almeida (SEBRAE/RO), Daniel Mendes Monteiro Rezende (Abrasel), Alessandro Macedo (Conventions & Visitors Bureau), Osmarina Gomes Veloso (ABAV/RO), Salatiel Rodrigues de Souza (Sescoop), Júlio Olivar Benedito (Setur), Luiz Gonçalves Filho (SRTE/RO), Gladstone Nogueira Frota (Sinfarmácia), Osmar Santana (SINDIPEÇAS/RO), José da Silva Honório (SIRECOM/RO), Joaquim Vanderli Aguiar (SINDILOJAS/RO); Gilberto Alves Cristo (Sidiber), Elcio Rigolon (SINGARO), Helio Hirayuki Natori (SINDIELÉTRICO/RO), Abrão Lima Viana (SECOVI/RO), Pedro Juca de Oliveira (SINVSUL/RO), Carlos Alberto da Rocha Nogueira (SEPD/RO), Valdeir Teixeira da Silva (SINALIMENTOS/RO), Assis Fraiz Alves (SIMPER) e Alberto Ivair Rogoski Horny (ABIH).

 

Fonte: Jornal de Turismo