31/08/2015 - Festival Maria Isabel movimenta Teresina

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

O Festival gastronômico Maria Isabel acontece em 20 restaurantes de Teresina até dia 7 de setembro. Entre os objetivos do festival estão a valorização da gastronomia regional e dos pequenos negócios. O evento é uma realização do Sebrae no Piauí, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Teresina e apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Senac; e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Piauí (Abrasel).

Há algum tempo os empresários do setor de bares e restaurantes têm percebido que os pratos típicos da cultura nordestina são os mais pedidos. O aumento na procura fez com que alguns estabelecimentos inovassem e até mesmo pratos com nomes de cidades do Piauí têm sido criados nos restaurantes da capital.

“O Festival Maria Isabel é um evento inédito na capital. Por meio dessa iniciativa, pretendemos destacar os aromas e sabores da nossa terra, divulgando o grande potencial do Estado no que se refere à culinária. Pensamos essa ação como uma forma de incentivar os pequenos negócios do setor de alimentação, inserindo o Piauí no mapa do turismo gastronômico nacional”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda.

“Esse festival é importante porque enaltece o que os turistas mais gostam de fazer em Teresina, que é saborear a nossa culinária. Independente do motivo que os trazem até aqui, os visitantes sempre vão procurar os nossos restaurantes, que são uma de nossas melhores ofertas. Com o apoio de chefs nacionais, que incentivaram a utilização de temperos regionais, a culinária local deu um salto ainda maior de qualidade. Assim estamos fomentando o surgimento de novos meios de alimentação, que geram emprego e renda, e impulsionam nossa economia”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina, Fábio Nery.

A organização de todas as ações do evento ficou a cargo da equipe técnica do Sebrae no Piauí e de uma curadoria especializada, comandada pela chef Ana Luíza Trajano, proprietária do Brasil a Gosto, um dos mais conceituados restaurantes da capital paulista – destaque por divulgar a diversidade cultural brasileira por meio da culinária.

“As expectativas são as melhores possíveis. Como é o primeiro festival gastronômico em Teresina, muito comentado nas redes sociais, acredito que será um sucesso. Teremos a oportunidade de mostrar aos teresinenses a qualidade dos chefs e da culinária local, que não deixam nada a desejar a outras partes do país. Como presidente da Abrasel, sinto-me honrado em ser parceiro do Sebrae nesse grande evento”, destaca Marcelino Lopes.

Até o dia 07 de setembro o festival acontece em cada um dos restaurantes participantes, que servirão pratos com ingredientes típicos do Piauí, como carneiro, castanha, camarão, tilápia, rapadura, carne de sol, capote, cajuína, queijo coalho, coco babaçu, entre outras delícias.

Os restaurantes participantes são: Labareda, Chinatown, Fazendaria Churrasco, Ateliê do Chef, Moinho de Pedra, Chopptime, Cozinha 726, Baião de Dois, Seu Boteco, Boteco, Camarão do Elias, Favorito Brasserie, Favorito Comidas Típicas, Deck The, Ômega 3 Sushi, Grelhatta Churrascaria, Giga Pizza, Casa do Churrasco, Pernambuco e Grillé.

 

Fonte: Com informações do Sebrae e G1