12/08/2015 - A construção de cidades vivas é tema de abertura do Congresso Abrasel

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 


Paulo Solmucci Jr abriu o 27º Congresso Nacional Abrasel. Foto: Zé Filho

 

A cerimônia de abertura do 27° Congresso Nacional Abrasel, realizada no auditório do Iesb sul, na manhã do dia 12 de agosto, reuniu diversos empresários, lideranças da alimentação fora do lar e jornalistas para discutir assuntos voltados para urbanismo, empreendedorismo e qualidade de vida já que o tema deste ano é “A partir das ruas, Simplifica o Brasil”.

A proposta do evento é debater como a estrutura urbana pode influenciar o consumo e discutir a construção de cidades onde empreender seja mais simples e, a partir dessas mudanças, proporcionar uma maior qualidade de vida para os cidadãos.

O presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, fez o discurso de abertura e ressaltou como o setor contribui para convívio nos centros urbanos. “Bares, restaurantes e cafés são elementos fundamentais na paisagem urbana. Eles ajudam a fazer com que a convivência entre as pessoas aumente”, destacou.

 


A palestra de abertura foi centrada na relação íntima entre urbanismo, empreendedorismo e qualidade de vida. Foto: Dailce Lima

 

Na sequência teve início a palestra proferida pelo chefe de gabinete da secretaria municipal de desenvolvimento urbano de São Paulo, Weber Sutti, que apresentou diversos projetos que foram implementados na cidade e mostrou como essas mudanças contribuíram para aumentar a qualidade de vida das pessoas. Segundo Sutti, as estruturas das grandes cidades estão ligadas diretamente com o ritmo de consumo dos bares e restaurantes. “Melhorias dos espaços públicos tornam as ruas mais seguras e saudáveis e aumenta os espaços de convivência. Consequentemente, isso aumenta o consumo, pois o ato de sair para consumir alguma coisa será mais agradável e prazeroso”, ressaltou.

Logo após a apresentação de Weber, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Haroldo Pinheiro e o editor-chefe do site Planeta Sustentável, Matthew Shirts, trouxeram alguns questionamentos relacionados a gestão urbana dos grandes centros.

A programação do Congresso Nacional Abrasel vai até amanhã e as atividades acontecem durante todo o dia, a partir das 9h. Estão programadas palestras e mesas redondas. Em paralelo acontecem ainda o Mesa ao Vivo Brasília, promovido pela revista Prazeres da Mesa, e a Vinum Brasilis, maior mostra de vinhos exclusivos brasileiros realizada fora do Rio Grande do Sul.

O 27º Congresso Nacional Abrasel é realizado pela Abrasel, Prazeres da Mesa e Iesb, com parceria da Vinum Brasilis e conta com patrocínios da Ambev, Ecolab, GetNet, Sodexo, Sebrae e Souza Cruz, com apoio de mídia do Correio Braziliense.

Saiba mais: www.congressoabrasel.com.br

 

*Com colaboração de Diana Lima, aluna do IESB