12/04/12 - McDonald´s altera regras trabalhistas dos seus 50.000 funcionários no Brasil

Depois de acordo com sindicato de São Paulo, rede estender novos parâmetros para todos os empregados do país

Salário Fixo, com jornada máxima de oito horas para funcionários com mais de 18 anos e de seis horas para pessoas com menos idade. Essas são algumas das novas regras trabalhistas adotadas pelo McDonald´s no Brasil depois de um acordo fechado com a rede e o Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes e Lanchonetes de São Paulo e Região.

A negociação do sindicato com a rede, controlada pela Arcos Dourados na América Latina, fechada ontem, dia 10, levou seis meses para ser concluída. Antes, os funcionários cumpriam uma jornada variável, aplicada pela empresa, e não tinham horário fixo, tendo de ficar à disposição da empresa durante todo o mês sem saber quanto receberiam.

A intenção, segundo a área de RH do MCDonald´s, é estender as novas regras para os demais funcionários da empresa no país. No Brasil, 50 mil pessoas são empregadas pela rede. Os acordos nesse sentido serão feitos com sindicatos de outras regiões.

“A assinatura do acordo é resultado do avanço contínuo das relações da Companhia com os sindicatos”, disse a companhia por meio de comunicado. “A empresa estará sempre aberta para aprimoramentos que não desvirtuem seu respeito às normas legais e que a mantenham como um dos maiores e melhores empregadores do Brasil.”

 

Fonte: Exame