03/08/2015 - Livro ‘Segredos dos Chefs’ traz receitas da alta gastronomia amazonense (AM)

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Obra com 14 pratos regionais de simples preparo será distribuída gratuitamente

 

Para celebrar e encerrar a décima edição do Festival Brasil Sabor, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel) lançou, como de costume ao término de cada edição, o livro ‘Segredos dos Chefs’. A obra, que teve uma tiragem inicial de mil exemplares apenas no Amazonas, conta com as receitas exclusivas que participaram do festival em 2015, ano em que a associação também completa 15 anos.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel), Janete Fernandes, 14 receitas de simples preparo, porém de resultados sofisticados, compõem o livro. “São receitas que foram apresentadas exclusivamente durante o festival deste ano, que chegam agora em primeira mão ao público. Apesar de requintadas e deliciosas, todas as receitas são muito fáceis de fazer, até mesmo em casa, e os ingredientes podem ser encontrados em qualquer supermercado da cidade”, ressaltou a presidente.

Inicialmente distribuídos para a imprensa, formadores de opinião, autoridades, turistas e restaurantes associados, os livros também deverão chegar ao público. “Todos nossos restaurantes associados, parceiros e participantes receberão exemplares do ‘Segredos dos Chefs’ para dar aos seus clientes e amigos”, completou Janete Fernandes.

Segundo a presidente, o livro celebra o maior festival gastronômico do planeta, que valoriza a cultura brasileira por meio da gastronomia de cada região. “Cada Estado possui o seu livro e as receitas escolhidas ressaltam os aspectos únicos de cada povo. De Norte a Sul do País os chefs prepararam pratos deliciosos. No Amazonas não foi diferente”, comentou.

“Dos 14 restaurantes participantes do Amazonas, 13 são de Manaus e um do município de Parintins”, explicou Fernandes. Dentre as receitas encontradas na edição amazônica, vale ressaltar o pirarucu baronês, o brownie à moda amazônica, as pizzas manauara e tucumã gourmet, o quiche de tambaqui ao molho de maracujá e o tucunaré ao creme de araçá-boi, este último preparado pelo chef Oleno Paes, do restaurante Refúgio da Ilha, em Parintins.

Para a próxima edição do Festival Brasil Sabor, Janete garantiu que já não estará mais no comando. “Não fará mais parte da minha gestão, mas posso adiantar que o evento contará com o dobro de participantes, ou seja, serão, no mínimo, 28 restaurantes. O festival também continuará servindo comida de alta gastronomia por preços populares ao público”, concluiu ela.

 

Fonte: D24am