31/07/2015 - Sebrae participa do Congresso da Abrasel e do Mesa ao Vivo Brasília

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Uma série de ações do Sebrae para valorizar os pequenos negócios, desde os produtores até os restaurantes e foodtrucks, estarão inseridas na programação do Congresso Nacional da Abrasel e do Mesa ao Vivo, que ocorrem paralelamente na capital federal, nos dias 12 e 13 de agosto.

Dos mais de 2 milhões de estabelecimentos ligados à alimentação fora do lar, mais de 95% são pequenos negócios, que empregam pelo menos 54% da massa trabalhadora do país. Nesse sentido, o estande do Sebrae vai salientar a importância dessa categoria para a economia brasileira, apresentando a cadeia produtiva e ações que podem agregar valor a ela. Uma das estratégias é o registro de Indicação Geográfica (IG), que distingue a excelência de produtos ligados a um determinado território.

“Apoiamos associações e cooperativas no processo de obtenção desses registros junto Instituto Nacional de Propriedade Insdustrial (INPI) e, até 2018, vamos investir mais de R$ 43 milhões em ações de estruturação e promoção das Indicações Geográficas, orientando os pequenos negócios na formalização das entidades coletivas, na realização dos estudos necessários para comprovar a notoriedade do território vinculado ao produto, nos levantamentos históricos e na demarcação das áreas”, afirma o gerente de Serviços do Sebrae Nacional, André Spínola.

Queijo da Serra da Canastra (MG), cachaça de Salinas (MG), vinho do Vale dos Vinhedos (RS), Melão de Mossoró (RN), camarão da Costa Negra (CE), uva e manga do Submédio do São Francisco (PE) são exemplos de produtos que já conquistaram IG junto ao INPI e que serão destaque nas apresentações dos chefs Alexandre Albanese, Mara Alcamin, Dudu Camargo, Eduardo Sedelmaier, Ian Baiocchi e Vini Ferreira.

Outro assunto que estará em pauta no evento será os foodtrucks, modalidade de alimentação fora do lar que vem conquistando as ruas do país. Para orientar os empreendedores que já investem ou querem apostar nesse segmento, o Sebrae realizou um estudo que estará sendo divulgado durante o Congresso da Abrasel e o Mesa Brasília. A publicação aborda desde o surgimento dessa categoria, o modelo de negócio, a regulamentação do segmento e a relação entre ambulantes e restaurantes, e pode ser baixada pelo site da instituição.

Os proprietários de estabelecimentos de alimentação fora do lar também terão acesso a um infográfico que mostra a importância do design para o negócio da gastronomia, seja no cardápio, posicionamento dos móveis, acessibilidade, iluminação e outros aspectos de valorização do ambiente. Da Gastronomia ao Negócio da Alimentação Fora do Lar: uma visão da imprensa especializada é o nome da mesa redonda que será realizada no dia 13, a partir das 10h15, com a participação de jornalistas reconhecidos nacionalmente, com moderação do gerente de Serviços do Sebrae Nacional, André Spínola. Já estão confirmadas as presenças de Ricardo Castilho (Revista Prazeres da Mesa), Josimar Melo (Folha de S. Paulo e site Basílico), Ailin Aleixo (Gastrolândia) e Luciana Barbo (CBN Sabores Brasília).

 

Atuação

A carteira de Alimentação fora do lar do Sebrae Nacional foi estruturada em 2012, por conta do relevante número de empresas e pela posição estratégica desse setor na economia do país. Desde então, o número de projetos vem crescendo ano a ano. Para 2015, estão sendo realizados 58 projetos em 16 estados, com um aporte financeiro de R$ 15 milhões.

As ações da instituição visam a fortalecer a cadeia de valor com foco nos pequenos negócios, a partir da oferta de soluções que propiciem competitividade, sustentabilidade, inovação e aumento da produtividade.

Saiba mais e inscreva-se: www.congressoabrasel.com.br

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias