23/07/2015 - Abrasel na Paraíba participa de evento que discutiu os Arranjos Produtivos Locais no Nordeste

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Evento é uma ação do Ministério da Integração Nacional e foi promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba

 

Aconteceu nesta terça-feira (21/7), no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), a II Oficina Macroregional Nordeste para discussão dos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O evento é uma ação do Ministério da Integração Nacional e foi promovido pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento da Paraíba. Estiveram reunidos os representantes dos núcleos estaduais de Arranjos Produtivos Locais de cada estado do Nordeste, executivos da Sudene, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste do Brasil, representantes do Governo Federal, Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Coordenação Nacional das APLs, além de autoridades do governo paraibano.

 

 

A Abrasel na Paraíba esteve representada pelo presidente Paulo Amaral. A associação foi, recentemente, reconhecida pelo governo do Estado como uma APL do setor do Turismo. A Abrasel na Paraíba é a primeira seccional do Brasil a obter essa certificação e a primeira APL criada no estado nos últimos 10 anos.

 

 

"Estamos aguardando o registro do nosso certificado estadual junto ao governo federal, para, a partir daí, termos a certificação nacional da Abrasel como uma APL da Paraíba. Isto deve ser em breve. Com a publicação no site do Ministério, os bancos públicos já poderão disponibilizar para os associados a linha de crédito com taxas e condições diferenciadas do mercado", comenta Paulo Amaral.

 

 

O presidente da Abrasel lembra ainda que, para os associados terem acesso às linhas de crédito, é preciso passar na sede da entidade e solicitar uma declaração que comprove a sua filiação e a adimplência com a associação. "Com isso, os nossos associados terão acesso a linhas de créditos especiais na Caixa Econômica para capital de giro no valor de até R$ 100 mil, com taxas de juros de 0,83% ao mês, sem cobrança de IOF, para serem pagos em até 24 meses", explica.

 

Ele acrescenta que outros bancos públicos, como é o caso do Banco do Nordeste, já procuraram a entidade e devem, num curto prazo, formular uma proposta para os associados. "Não há apenas uma linha de crédito para as APLs. Existem várias opções financeiras no mercado para investimento, aquisição de maquinário, compra de carros utilitários, entre outros. Todos com condições especiais. Essa é mais uma vantagem para quem é associado da Abrasel na Paraíba", finaliza.

 

Fonte: Abrasel na Paraíba