25/06/2015 - Restaurantes já podem se inscrever no Festival da Truta em Friburgo, RJ

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Inscrições acontecem até o dia 30 deste mês. Festival movimenta gastronomia e turismo do município.


 

Até o dia 30 deste mês estão abertas as inscrições para os restaurantes se inscreverem no 9º Festival da Truta de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. O evento acontece entre os dias 30 de outubro e 29 de novembro, reunindo hotéis, pousadas e restaurantes que apresentam pratos com a truta da região.

Segundo o Convention & Visitors Bureau da cidade, as inscrições dos restaurantes começam com antecedência para dar tempo de criar a divulgação dos pratos, receitas e novidades que participarão desta edição do festival que, todos anos, movimenta o turismo e a gastronomia do município.

Os restaurantes que quiserem participar devem se inscrever pelo telefone  (22) 2533-0059 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

A produção de truta

Por ser um peixe característico de águas limpas e frias, a truta encontra na Região Serrana um ambiente mais do que favorável para a sua criação.

O biólogo marinho Augusto Pereira, diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, explica que outros dois aspectos necessários para o desenvolvimento do peixe são a alta taxa de oxigênio dissolvido na água (mais de 6mg/ml, particularidade de rios da nascente) e o clima com temperatura máxima de 18ºC, com a reprodução acontecendo entre 8ºC e 12ºC.

 

Benefícios

A truta é uma das melhores fontes de ômega-3 (também encontrado na sardinha, no salmão e no atum) e de vitaminas do complexo B (B1, B3, B5 e B6), bem como de potássio e fósforo. É ainda um dos peixes com mais vitamina D, essencial para a saúde dos ossos e do sistema imunológico.

 

Fonte: G1