12/06/2015 - Investidor cria plataforma de financiamento coletivo para bares e restaurantes

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Criada por Johann Moonesinghe, a Equity Eats foca apenas em estabelecimentos que trabalham com comida e bebida

 

O norte-americano Johann Moonesinghe fundou a Equity Eats, uma plataforma de financiamento coletivo que permite aos donos de restaurantes, padarias, cafeterias e bares levantar capital com seus potenciais clientes, antes mesmo da inauguração do estabelecimento.

Na plataforma, o empreendedor interessado em levantar capital deve preencher um formulário online, enviar a ideia de negócio formatada, informações sobre si mesmo. O site tem ferramentas que ajudam a montar um plano de negócios, documento fundamental a ser apresentado aos potenciais investidores. É preciso detalhar no plano a quantidade de dinheiro necessária para o começo da empreitada, os custos mensais da operação, as projeções de vendas realistas para cinco anos.

O investidor, por sua vez, fica com parte do negócio e tem direito para a maior parte do lucro do estabelecimento, até receber seu investimento inicial de volta. Depois, passa a receber uma distribuição de lucros trimestral.

Os donos dos estabelecimentos também podem oferecer aos investidores benefícios como convites para inaugurações e prioridade nas reservas. Assim como em outras plataformas de financiamento coletivo, o empreendedor precisa alcançar sua meta de investimento para receber o dinheiro aportado pelos investidores.

Moonesinghe, o criador da ideia, é um investidor-anjo e costuma pôr seu dinheiro em empresas de tecnologia. Mas ele já investiu em dois bares: Black Whiskey, em Washington DC, e Eighty-Two, em Los Angeles.

 

Fonte: Revista Bares & Restaurantes nº 103 *Matéria na íntegra disponível na versão impressa