25/05/2015 - Instituto da Cerveja Brasil e Associação Brasileira de Sommelier abrem turma vespertina

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Novidade visa facilitar a formação de pessoas que trabalham a noite e têm apenas o período da tarde para se dedicar aos estudos

 

Em parceria com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), o Instituto da Cerveja Brasil acaba de abrir inscrições para a turma vespertina do curso de formação profissional de sommelier de cervejas, que terá início no dia 10 de junho e será ministrado na sede da ABS, na Vila Olímpia.

A novidade visa facilitar a formação de pessoas que trabalham a noite e não têm a oportunidade de estudar em outros períodos. O curso de sommelier de cervejas tem como objetivo capacitar o participante nos variados temas relacionados ao universo cervejeiro, possibilitando atuação tanto como sommelier profissional quanto prestando consultoria nos mais diferentes segmentos do mercado - lojas, bares, restaurantes, distribuidoras, importadoras ou cervejarias”, afirma Estácio Rodrigues, diretor de marketing do Instituto da Cerveja Brasil e coordenador do curso de Sommelier de Cerveja da ABS-SP.

Ao final do curso – que é certificado pela Associação Internacional de Sommelier da França e tem ao todo 104 horas-aula - os alunos estarão aptos a sugerir harmonizações adequadas aos variados tipos de gastronomia, a elaborar cartas destinadas a diferentes pontos de venda, a promover eventos de degustação e harmonização para os diversos públicos consumidores, a servir de acordo com as diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas - com o objetivo de satisfazer o cliente da melhor maneira possível, além de utilizar conceitos e estratégias de marketing e de mercado para fomentar as vendas e a difusão da cultura cervejeira no seu local de trabalho.

Conteúdo - O conteúdo do curso abrange história da bebida, técnicas de degustação, matérias-primas utilizadas em sua produção, processo de fabricação e famílias das cervejas, as diferentes escolas cervejeiras, análise sensorial, técnicas de harmonização e de elaboração de carta de cervejas, visita a microcervejaria, entre outros temas detalhados no site do Instituto da Cerveja. Saiba mais: http://www.institutodacerveja.com.br.

Inscrições - Para se inscrever, é necessário ter completado o ensino médio. O certificado só será emitido se o aluno tiver, no mínimo, 80% de frequência nas aulas e uma nota média igual ou maior a 5,0 (cinco). A avaliação será feita por meio de duas provas teóricas objetivas, uma prova prática dissertativa e um trabalho. A matricula pode ser feita no site da ABS.

Coordenado por Estácio Rodrigues, um dos diretores do Instituto da Cerveja Brasil e também professor de algumas das aulas, o curso também será ministrado por Alfredo Ferreira, mestre-cervejeiro pela Doemens Academy (Alemanha), Kathia Zanatta, mestre-cervejeira pela Siebel Institute (USA) e Doemens Academy (Alemanha), Fernando Carvalho - gastrônomo, sommelier de cervejas e mestre em estilos pela ABS e ICB -, Edu Passarelli - especialista em cervejas e em gestão de negócios em serviços dealimentação -, Alexander Moraes - especialista em padrões gastronômicos, sommelier de cerveja e mestre em estilos pela ABS e ICB - e Márcio Silva – Mixologista.

 

Fonte: Assessora de imprensa - ÔNIXPress