18/05/2015 - Festival de Gastronomia valoriza culinária sergipana

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Brasil Sabor oferece pratos e preços para todos os gostos

 

Aracaju já está recebendo o 10ª edição do Brasil Sabor, evento tradicional no calendário nacional da gastronomia. Com o tema “Há dez anos invadindo as ruas e celebrando o Brasil”, o evento foi aberto oficialmente na ultima quinta-feira, 14. São 16 estabelecimentos da capital sergipana, além de dois de Pirambu, com pratos e preços diferenciados, que prometem agradar a todos os gostos.

De acordo com Augusto Carvalho, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, idealizadora do evento, o evento acontece simultaneamente em todas as capitais do Brasil e em algumas cidades do interior. “O evento começou dia 14 e vai até o dia 31 em todo o Brasil. Em alguns estados, como é o caso de Sergipe, ele se estende um pouco mais. A gente aproveita o período de São João para mostrar a nossa gastronomia”, conta.

A abertura do evento em Aracaju também contou com o lançamento de um guia e de um livro com receitas dos chefes. “Através do guia, as pessoas vão conhecer os pratos, os ingredientes e os endereços das casas. As pessoas poderão fazer um tour pelos locais que participam do festival. Também lançamos um livro com receitas dos chefes e o modo de preparos dos pratos que fazem parte do Festival Brasil Sabor”, detalha Augusto.

O carro-chefe do festival é valorização da culinária local. “A gente tenta fazer com que o chefe utilize sua criatividade, usando ingredientes locais para produzir um prato para o festival. Além dos tipos diferentes, usando cachaça, manga, siri, caranguejo, paejas, várias casas colocam um drink de entrada e até uma sobremesa” conta.

O evento, que está no Guiness Book, como o maior festival gastronômico do mundo, também disponibiliza um site contendo todas as receitas envolvidas na ação.

 

Fonte: Infonet