11/05/2015 - Fispal Food Service: Abrasel vê crescimento da alimentação fora do lar mesmo em ano difícil

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Entidade vai reforçar a importância da eficiência e economia de custos em sua participação na 31ª Fispal Food Service.

 

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel é a parceira estratégica da 31ª Fispal Food Service, que ocorre de 9 a 12 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. Além de contar com um estande para atendimento aos empresários e um Lounge exclusivo para seus associados e parceiros, a entidade terá um espaço próprio, com curadoria da Abrasel SP, para a realização de palestras e debates sobre temas relevantes para o setor. Segundo o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior, “embora estejamos em um ano complexo, alguns fatores conjunturais favorecem nosso setor, como o aumento do turismo interno, de forma que vislumbramos um crescimento entre 1 e 1,5%. Não é muito, mas é bastante considerável considerando que o PIB deve cair”.

O presidente executivo da Abrasel explica que fatores como a queda do potencial de compra, do nível do emprego e a aceleração do dólar serão, em grande medida, contrabalanceados por fatores como o já citado aumento do turismo interno, impulsionado pelo aumento do custo das viagens ao exterior, o grande número de feriados em 2015 e a diminuição de pressão de custos de locação de imóveis e mão de obra. A regulamentação da PEC das empregadas domésticas também deve levar mais consumidores a se alimentarem fora de casa com uma frequência maior. No Nordeste, com uma demanda reprimida maior, a Abrasel espera um crescimento ainda maior, na casa dos 3%.

Para enfrentar este cenário completo e desafiador, a Abrasel orienta seus associados a adotar e aprofundar medidas de eficiência e economia de custos, ainda mais tendo em vista a escassez de energia elétrica e água. Sistemas que facilitam a gestão de empresas a custos mais competitivos, ferramentas na cozinha que consumam menos água e luz, fornecedores mais competitivos, troca de iluminação, implantação de sistemas de reuso de água são algumas das alternativas que os empresários do setor podem recorrer.

“Além de preservar sua margem, o empresário irá evitar ou, pelo menos, minimizar o repasse de custos ao consumidor, que, devido a compressão do poder de compra, estará cada vez mais avesso a subida de preços. A Fispal será uma ótima oportunidade para buscar estas alternativas e conferir o que o mercado vem oferecendo”, afirma Paulo Solmucci.

Para ter um termômetro mais preciso e atual do setor de bares e restaurantes no Brasil, a Abrasel vai divulgar durante a 31.ª Fispal Food Service a primeira pesquisa trimestral setorial de 2015.

Confira a programação completa das palestras aqui: http://www.fispalfoodservice.com.br/pt/atracoes-da-feira/programacao-abrasel-sp-2.

 

Fonte: D Freire - Assessoria Fispal