03/04/12 - Varejo de alimentos passa a ser dominado por grupos estrangeiros

As quatro maiores redes, Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Cencoud, elevaram participação de mercado de 45% para 50%

As quatro maiores redes de hipemercados e supermercados – os grupos Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Cenconsud - , elevaram sua participação no mercado brasileiro de 45% em 2010 para 50% em 2011, o que mostra que o processo de concentração no setor continua avançando, a pesar do fraco número de fusões e aquisições.

A partir deste ano, quando o grupo francês Casino assume o controle acionário do grupo Pão de Açúcar, o varejo alimentar passará a ser dominado no Brasil por grupos de capital estrangeiro. A sede do Carrefour também fica na França, assim como a do Casino, enquanto o Walmart é americano e o Cencosud, chileno.

O único brasileiro que resiste entre os cinco maiores varejistas nacionais é o Zaffari, do Rio Grande do Sul. O Bretas, de Minas Gerais, que chegou a figurar entre os cinco maiores grupos do varejo alimentar, foi vendido para os chilenos do Cencosud em outubro de 2010.

Segundo números divulgados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), as quatro maiores empresas faturaram juntas R$ 111 bilhões em 2011, quando as vendas do setor totalizaram R$ 224,3 bilhões. Em 2010, as mesmas quatro empresas haviam registrado vendas de R$ 90,9 bilhões, enquanto o setor de autosserviço como um todo alcançou um faturamento de R$ 201,6 bilhões.

 

Euforia chilena

O único que não perdeu o apetite por aquisições no varejo alimentar brasileiro foi o grupo chileno Cencosud, que adquiriu a rede carioca de supermercados Prezunic no ano passado. A agressividade do Cencosud já foi criticada por concorrentes, que avaliam que os chilenos estão pagando múltiplos extravagantes por negócios no Brasil.

Com a elevação dos preços dos ativos no País, que passou a atrair uma avalanche de investimentos estrangeiros, o Grupo Pão de Açúcar, Walmart e Carrefour saíram de cena e não compraram ninguém nos últimos meses. Os três grandes varejistas também precisaram concentrar seus esforços na reestruturação de seus negócios.

 

Veja como ficou o ranking dos supermercados no Brasil:

Empresa Faturamento (2010) Faturamento (2011)

Grupo Pão de Açúcar* R$ 36,1 bi R$ 52,6 bi

Carrefour R$ 29,0 bi R$ 28,7 bi

Walmart** R$ 22,3 bi R$ 23,5 bi

Cencosud*** R$ 3,5 bi R$ 6,2 bi

Total 4 maiores R$ 90,9 bi R$ 111,0 bi

Total Setor R$ 201,6 bi R$ 224,3 bi

 

* Inclui as redes Extra, Pão de Açúcar, Ponto Frio e Casas Bahia

**Inclui as redes Wal-Mart, Sam's Club, Bompreço, Mercadorama, Nacional, Maxxi e Todo Dia

***Inclui as redes GBarbosa, Bretas e Prezunic

 

Fonte: Associação Brasileira de Supermercados (Abras)