23/03/2015 - Paraná promove 1º Festival Tropeiro da Gastronomia

CLIPPING - NOTÍCIAS DOS PRINCIPAIS VEÍCULOS DO PAÍS

 

Evento que será realizado na cidade da Lapa, conta com apoio da Abrasel no Paraná e vai resgatar uma das correntes culturais e sociais mais importantes da história brasileira

 

Revisitar as raízes gastronômicas do Brasil e valorizar o passado marcado pela perseverança e coragem dos tropeiros. Esse é o objetivo da primeira edição do Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense, que será realizado nos dias 25 e 26 de abril, na histórica cidade da Lapa (PR), localizada na região metropolitana de Curitiba, que teve todas as suas características moldadas pelo tropeirismo, um dos capítulos mais ricos e fascinantes da história do Brasil.

“Entre os séculos XVII e XIX, os tropeiros se tornaram responsáveis pelo comércio e transporte de animais e mercadorias por todo território que passavam. Os locais onde eles paravam acabaram virando freguesias, vilas e cidades, com fortes heranças culturais que foram espalhadas, principalmente, no trajeto que ia do Rio Grande do Sul até São Paulo, tendo a cidade da Lapa, no Paraná, como uma das principais paradas”, explica o historiador e organizador do festival, Márcio Assad.

Durante o Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense, o público terá a oportunidade de acompanhar diversas ações que irão difundir e valorizar a história tropeira no Paraná. Um dos destaques do evento ficará por conta da chegada da Tropa, que abrirá oficialmente o festival. Na sequência, terão início as apresentações culturais, com shows ao vivo de grupos de seresta e músicos locais; café literário com exposição de artes e lançamento de livros; hipismo rural; corrida de mulas; e diversas atividades campeiras.

Para os apaixonados por gastronomia, a programação gastronômica será o ponto alto do festival. Nos dois dias do evento será possível conferir uma feira especial com produtos locais, e saborear preparos exclusivos que serão servidos em ilhas temáticas. O Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense vai servir, entre outros, o tradicional café com mistura lapeano; o almoço típico tropeiro, que terá como destaque a quirerinha e o feijão tropeiro; a coxinha de farofa, um dos grandes símbolos da cidade da Lapa; e o tropeironoff, releitura do strogonoff que leva elementos da culinária tropeira, entre eles o charque e o pinhão.

“A programação do Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense está imperdível, com atividades e sabores para a família toda. Será um final de semana completo, perfeito para quem busca cultura, diversão e contato direto com a natureza. Em dois dias vamos reviver a história tropeira, valorizando essa corrente que contribuiu diretamente para o progresso do Brasil e que deixou fortes traços em nossa sociedade”, comemora Assad.

Nascido na cidade da Lapa, o empresário e ex-ministro da saúde Luiz Carlos Borges da Silveira, um dos grandes apoiadores do Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense e defensor da cultura tropeira, acredita que o evento vai contribuir para o fortalecimento de uma cultura que precisa ser valorizada. “A Lapa, assim como diversas outras cidades brasileiras, nasceu com o tropeirismo. Toda a sua história está ligada aos tropeiros. O meu avô foi tropeiro e eu, por exemplo, cresci escutando e me encantando com todas as informações que eu recebia sobre esse movimento tão importante. Nos últimos anos, estamos buscando formas para valorizar o tropeirismo, fazendo com que as pessoas mergulhem nesse universo encantador. Tenho certeza que o festival marcará uma nova fase da história do tropeirismo no Paraná”, completa Borges da Silveira.

O Festival Tropeiro da Gastronomia Paranaense será realizado no Hotel Tropeiro da Lapa (Rodovia do Xisto - Km 60), das 10h às 19h. A entrada é gratuita (só serão cobrados os valores das refeições). O evento tem o apoio da Abrasel – PR, do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e do sistema Fecomércio. Mais informações no site www.tropeirodalapa.com.br.

 

Fonte: Revista dos Eventos